Grupos Armados

Comando Vermelho cresce mais do que milícias no Rio de Janeiro

Atualização do Mapa dos Grupos Armados revela mudanças no controle territorial no Rio.

Do total de área urbana habitada na região metropolitana do Rio, 18,2% esteve sob o domínio de algum grupo armado em 2023 - Fernando Frazão/ Agência Brasil
Do total de área urbana habitada na região metropolitana do Rio, 18,2% esteve sob o domínio de algum grupo armado em 2023 - Fernando Frazão/ Agência Brasil

A mais recente atualização do Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro destaca o crescimento do domínio do Comando Vermelho (CV) em 2023, concentrando mais da metade das áreas controladas por grupos armados.

O Mapa é uma parceria entre o Instituto Fogo Cruzado e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF).

>>ACESSE O MAPA 


O que você precisa saber

  • Comando Vermelho em ascensão: Único grupo a crescer em 2023, alcançando 51,9% dos territórios controlados por grupos armados.
  • Milícias perdem espaço: Após anos de domínio, milícias são ultrapassadas pelo CV, registrando queda de 19,3%.
  • Expansão do controle territorial: Área controlada por grupos armados dobrou nos últimos 16 anos na região metropolitana.
  • Atualização do Mapa dos Grupos Armados mostra que em 16 anos a área do Grande Rio sob controle de grupos armados dobrou (crescimento de 105,73%). 
  • Nesse período, as milícias cresceram 204,6%, triplicando o seu domínio territorial. Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro cresceram respectivamente 89,2% e 79,1%.
  • A facção Amigos dos Amigos foi o único grupo armado a apresentar redução de seu território nos últimos 16 anos (queda de 75,8%). 
  • Em 2023 (comparado a 2022) todos os grupos armados apresentaram redução, a exceção do CV que apresentou aumento de 8,4%. 

Série histórica do Mapa dos Grupos Armados

A análise dos dados revela que, ao longo dos últimos 16 anos, a área sob controle de grupos armados na região metropolitana do Rio de Janeiro dobrou, totalizando 18,2% da área urbana habitada. Esse aumento representa um crescimento de 105,73%.

Crescimento dos grupos armados

Durante esse período, as milícias expandiram seu território em 204,6%, enquanto o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro cresceram 89,2% e 79,1%, respectivamente. A facção Amigos dos Amigos foi a única a apresentar redução de 75,8% em seu domínio territorial.

Análise regional

Baixada Fluminense

Apesar de uma oscilação no domínio entre milícia e CV desde 2019, a milícia apresentou um crescimento expressivo de 177,2% nos últimos 16 anos. No entanto, em 2023, o CV retomou a liderança em cobertura territorial na região.

Leste Metropolitano

O Leste Metropolitano é marcado pela hegemonia consolidada do Comando Vermelho, que dominou 97,4% da área controlada por grupos armados em 2023.

Capital

Na capital fluminense, as milícias perderam território, registrando uma queda de 15,4%. O CV foi o único grupo armado a expandir seu domínio, com um aumento de 9,12%.

Zonas específicas da Capital

  • Zona Oeste: Milícias dominam 83,1% da área, enquanto o CV controla 7,7%. Em 2023, um episódio de violência resultou na queima de ônibus e estações de BRT.
  • Zona Norte: CV é preponderante, com 60,5% da área dominada por grupos armados.
  • Zona Sul: Domínio significativo do CV, com 94,7% da área.
  • Centro: CV controla 63,6% da área.

O Mapa

A parceria entre o GENI e o Fogo Cruzado resultou na produção do Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, baseado em mais de 700 mil denúncias coletadas entre 2005 e 2023. Esse mapa oferece insights fundamentais para o planejamento de políticas de segurança pública e combate à violência urbana.


O panorama revelado pela atualização do Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro destaca a complexidade da dinâmica do crime na região metropolitana, enfatizando a necessidade de abordagens integradas e políticas públicas eficazes.