Incluindo o Brasil

Cometa do Diabo: Visibilidade da Terra

Cometa 12P/Pons-Brooks estará visível a olho nu nas próximas semanas

Cometa do Diabo. Foto: Divulgação
Cometa do Diabo. Foto: Divulgação

O “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, está prestes a se tornar visível da Terra nas próximas semanas, oferecendo um espetáculo celeste principalmente no hemisfério norte e a partir do dia 21 de abril no hemisfério sul, incluindo o Brasil.

O que você precisa saber

  • Cometa 12P/Pons-Brooks estará visível nas próximas semanas
  • Atingirá o periélio, o momento mais próximo do Sol em sua órbita
  • Recomenda-se o uso de binóculos para observação

Visibilidade do Cometa

Na data mencionada, o cometa atingirá o periélio, o momento mais próximo do Sol em sua órbita, podendo ser avistado a olho nu, embora não haja garantias, recomendando-se o uso de binóculos para uma observação mais detalhada.

Localização Atual e Brilho Esperado

Atualmente, o cometa está passando pela constelação de Andrômeda, a uma distância de 245 milhões de quilômetros da Terra. As aparições do cometa tendem a ser brilhantes devido às explosões de gás e poeira liberadas sob sua superfície, prometendo um espetáculo celestial para os observadores.

Origem do Nome e Formato Incomum

O nome “Cometa do Diabo” deriva de seu formato de chifre, resultado da pressão da radiação solar, que formou uma cauda de gás e poeira. Astrônomos exploram várias hipóteses para explicar este formato, incluindo a expulsão desigual de gás e poeira e um possível bloqueio da visão de parte do material brilhante atrás do cometa.

A visibilidade do Cometa 12P/Pons-Brooks oferece uma oportunidade única para os entusiastas da astronomia e observadores do céu apreciarem um fenômeno cósmico impressionante nas próximas semanas.