Comlurb ainda tenta mitigar os impactos das fortes chuvas no Rio

Desde a madrugada de quinta-feira (15), em ações em todo município e intensificadas nos bairros mais atingidos pelo temporal e ventos fortes, a Comlurb atua com 2.500 garis, 141 veículos e equipamentos, como caminhões compactadores, basculantes, pipas, pás mecânicas e motosserras.

Foram 1.300 ocorrências de queda de árvores e de grandes galhos, o maior número de ocorrências desde que a companhia assumiu a poda das árvores em áreas públicas. Até esta sexta (16), foram feitas remoções de árvores nas principais vias, desobstruindo as ruas e liberando o tráfego. Os serviços continuam para que todas as vias estejam desobstruídas no menor prazo possível, e em uma semana, com a remoção de resíduos, lama e bens inservíveis, raspagem e lavagem das ruas, a cidade volte à normalidade.

Os bairros mais atingidos foram Tijuca, Ilha do Governador, Santa Cruz, Jacarepaguá, Jardim Sulacap, Campinho, Vila Cosmos, Centro, Irajá, Quintino, Barra da Tijuca, Recreio, Pedra de Guaratiba, Penha, Valqueire, Rio das Pedras e Campo Grande, entre outros bairros atingidos pelo temporal.

A Companhia desenvolveu um plano especial para atuar em situações de emergência quando ocorrem chuvas fortes, acidentes e demais intempéries na cidade. O Protocolo de Resposta e Pronto Emprego prevê o uso de recursos das diferentes diretorias e superintendências da Comlurb, e assim é possível mobilizar o efetivo, materiais, veículos e equipamentos necessários ao atendimento, ágil, adequado e eficiente até o restabelecimento das condições de normalidade.

Baseados em informações fornecidas pelo Centro de Operações Rio, as equipes da Comlurb atuam com precisão na remoção de árvores e galhos e na limpeza das bocas das caixas de ralo em pontos específicos, a fim de eliminar bolsões d’água nas principais vias da cidade.

A Comlurb destaca ainda a importância da colaboração da população no descarte correto de seu lixo domiciliar. Em caso de chuvas fortes, a recomendação é para aguardar a passagem dos caminhões de coleta e entregar o lixo diretamente aos garis, principalmente se for lixo ensacado.