Conab atualiza custo de produção do tomate de São José de Ubá

Encontra-se em andamento no Rio de Janeiro a pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atualizar os preços dos principais insumos utilizados no cultivo do tomate.

Encontra-se em andamento no Rio de Janeiro a pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atualizar os preços dos principais insumos utilizados no cultivo do tomate. O estudo dos custos de produção do fruto acontece no município fluminense de São José de Ubá e tem por objetivo subsidiar a execução do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), operacionalizado pela Companhia. 

A ação envolve o contato dos técnicos da Conab com representantes da cadeia produtiva do tomate, tais como  entidades de assistência técnica e extensão rural, revendedores de defensivos e máquinas agrícolas, e levantamento de informações com produtores rurais da região. O trabalho teve início no começo do mês de março e se estende até o próximo dia 26.

A atualização dos custos de produção, além de ferramenta essencial à execução do PGPAF, possibilita ainda o estudo de políticas públicas e programas de governo e de melhoria do processo produtivo e de comercialização dos produtos originários da agricultura familiar