Confiança cai, mas Brasil segue acima da média global em agosto, aponta Ipsos

O Índice de Confiança do Consumidor da Ipsos para o Brasil caiu 2,2 pontos em agosto, para 57,9 pontos. Ele ainda está, no entanto, acima da média dos 29 países pesquisados, de 47,4 pontos.

O Índice de Confiança do Consumidor da Ipsos para o Brasil caiu 2,2 pontos em agosto, para 57,9 pontos. Ele ainda está, no entanto, acima da média dos 29 países pesquisados, de 47,4 pontos.

“Após praticamente 12 meses de altas constantes, na onda de agosto do Índice de Confiança do Consumidor, o Brasil apresenta queda importante, -2.2 pontos. Quedas similares também foram observadas em quase todos os países do continente americano: Canadá (-2,7 pontos), EUA (-2,2 pontos), Colômbia (-1,5 pontos), México (-0,8 pontos), Chile (-0,5 pontos) e Argentina (-0,3 pontos)”, aponta Marcos Calliari, CEO da Ipsos.

“No Brasil, a queda pode ser justificada por uma série de acontecimentos de alta visibilidade no último mês que impactam a percepção de estabilidade e otimismo que a população experimentava – embora a economia permaneça em um momento favorável. O preço médio do litro da gasolina nos postos no Brasil, por exemplo, apresentou uma alta de 3,25% em julho, para 5,75 reais, após meses de estabilidade. A Bolsa de Valores também se comportou de maneira bastante negativa nas últimas semanas, com quedas sucessivas por 13 pregões, inéditas na história do país –, também alinhadas com a volatilidade do dólar, com altas no período. Nesse momento, é possível que a continuidade da progressão positiva do índice por um período considerável de tempo seja interrompida, demandando fatos novos para sua recuperação. Ainda assim, o indicador brasileiro deste mês (57,9) permanece indicando um cenário otimista na confiança do consumidor e mantem o Brasil entre os quatro países com melhor índice de confiança entre os 29 pesquisados”, complementa.

O indicador da Ipsos é realizado a partir de pesquisa mensal com 21 mil pessoas dos 29 países monitorados, a partir da plataforma on-line Global Advisor.