Conta de luz: Aneel mantém bandeira verde e taxas não serão adicionadas nas contas de maio

Não haverá reajustes na conta de luz no mês de maio, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que mantém a bandeira tarifária na cor verde há 13 meses consecutivos. 

Ou seja, isso significa que os reservatórios de água para produção de energia elétrica estão equilibrados com o consumo da população, não necessitando acionar as usinas termelétricas que demandam mais energia para o seu funcionamento. 

Como no Brasil a principal fonte de energia provém das usinas hidrelétricas, o período de chuvas dos últimos meses contribuiu para que os reservatórios se mantivessem em equilíbrio.

As bandeiras verde, amarela e vermelha (que podem ser de patamares 1 ou 2), existem desde 2015 e servem para indicar se haverá ou não taxas adicionais na conta de luz. Elas são utilizadas de acordo com possíveis dificuldades na geração de energia elétrica. A Aneel informa ao final de cada mês a cor da bandeira que estará em vigor no mês seguinte.

A bandeira verde é a de menor dificuldade de produção, não tendo taxas adicionais na conta de energia. Já as vermelhas representam alta dificuldade na produção de energia e, consequentemente, aumentam o valor da conta de luz. 

De acordo com comunicado divulgado pela Aneel, que realiza mensalmente este monitoramento, é bastante provável que grande parte do ano de 2023 se mantenha na bandeira verde.

“A Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023.”

Segundo dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) os reservatórios das usinas hidrelétricas do país estão cheios, variando entre 84% e 97%. 

Assim, a previsão é que a oferta de energia elétrica com bandeira verde se mantenha inclusive durante o período de secas. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho