Corpo de Bombeiros do Rio comemora 167 anos com missa, iluminação do monumento ao Cristo Redentor e festa no Quartel Central

Dia do Bombeiro também marca entrega de espadins aos novos cadetes da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) completa 167 anos neste domingo (02.07), quando se comemora o Dia do Bombeiro. Para marcar a data, uma Missa em Ação de Graças será realizada pelos capelães da corporação, a partir das 15h, aos pés do Cristo Redentor.

As celebrações continuam, na segunda-feira (03.07), às 19h, com a iluminação do monumento ao Cristo Redentor em vermelho, seguida da leitura da Oração do Bombeiro Militar e de uma bênção para a instituição centenária.

Simultaneamente, no Quartel do Comando-Geral do CBMERJ, no Centro do Rio, terá início a tradicional solenidade em comemoração pelo aniversário da corporação. A festa, que é aberta ao público, contará com a outorga de medalhas a personalidades civis e militares que se destacaram na parceria e apoio ao CBMERJ; a entrega de novas viaturas que vão reforçar a frota da corporação; além das boas-vindas aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que recebem o Espadim Marechal Souza Aguiar.

Finalizando a cerimônia, as unidades especializadas farão uma demonstração técnico-profissional, simulando alguns dos principais salvamentos realizados diariamente pelos militares.

Serão apresentadas técnicas de rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, resgate subaquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar com motos e ambulância, entre outros. Os cães de busca e resgate da corporação também farão demonstrações de obediência e destreza.

SERVIÇO:

Missa em Ação de Graças pelo Dia do Bombeiro

Data: 02 de julho de 2023
Horário: 15h
Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

Cerimônia Alusiva ao 167º Aniversário do CBMERJ e entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar

Data: 03 de julho de 2023
Horário: 19h
Local: Quartel do Comando Geral – Praça da República, 45, Centro
Credenciamento: [email protected]

Iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor vermelha pelo Dia do Bombeiro

Data: 03 de julho de 2023
Horário: 19h
Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor