Justiça

Daniel Alves Condenado: Justiça decreta prisão por estupro

Julgamento em Barcelona resulta em condenação de quatro anos e seis meses, com estratégia de defesa e possibilidade de apelação.

Daniel Alves. Foto: reprodução
Daniel Alves. Foto: reprodução

O ex-jogador de futebol Daniel Alves enfrentará quatro anos e seis meses de prisão, conforme decisão judicial em Barcelona relacionada a um caso de estupro ocorrido em uma boate, em 30 de dezembro de 2022. Descontando os 13 meses já cumpridos antes do julgamento, o tempo de encarceramento será ajustado.

A sentença baseia-se na conclusão do tribunal de que a relação não foi consensual, respaldada por elementos de prova além do depoimento da vítima. Além da prisão, Alves enfrentará cinco anos de liberdade supervisionada, com a obrigação de manter distância da vítima por nove anos. Ambas as partes têm o direito de apresentar recursos, o que pode levar o caso à Sala de Apelações do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, segundo informações do UOL.

O que você precisa saber:

  • A condenação: Daniel Alves enfrenta prisão por estupro em decisão judicial em Barcelona.
  • Detalhes da pena: Quatro anos e seis meses, ajustados pelo tempo já cumprido antes do julgamento.
  • Liberdade supervisionada: Alves ficará sob supervisão por cinco anos, com ordem de manter distância da vítima por nove anos.
  • Possibilidade de recurso: Ambas as partes têm o direito de apelar, levando o caso à Sala de Apelações do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

Estratégia de Defesa e Atenuantes: A defesa de Alves incluiu o depósito de €150 mil como atenuante de reparação do dano, contando com a colaboração financeira de Neymar e sua família. Além disso, alegou o consumo excessivo de álcool como possível atenuante, citando artigos do Código Penal espanhol que isentam de responsabilidade criminal quem comete um crime sob completa embriaguez, aplicando metade da pena prevista.

Desdobramentos e Especulações: O julgamento de três dias teve início em 5 de fevereiro, com o depoimento emocionado da vítima. No último dia de audiência, Alves admitiu o consumo excessivo de álcool, negando novamente a acusação de abuso sexual. A imprensa espanhola especula sobre a possível resposta da Justiça a um novo pedido de liberdade condicional apresentado pela defesa do ex-jogador.