Disco de Carlinhos Brown e banda Mar Revolto chega em todas plataformas digitais no Dia do Rock

O álbum `Carlinhos Brown É Mar Revolto’ – que foi lançado inicialmente em novembro de 2022, com exclusividade na Apple Music -, chega agora a todas as plataformas digitais no Dia Mundial do Rock, 13/07. O disco foi gravado ao lado dos integrantes do Mar Revolto (Geo Benjamin, Raul Carlos Gomes e Otávio Américo), grupo baiano de rock no qual o artista iniciou sua carreira no final dos anos 70, início dos anos 80. Com 11 músicas, o trabalho inédito conta com participações especiais como Rita Lee, Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, Bruno Valverde, baterista do Angra e Tarja Turunen, que foi vocalista da banda finlandesa Nightwish. Miguel Freitas (MIGGA) também marca presença no álbum com a sua primeira gravação em estúdio, aos 10 anos. O lançamento será feito pelo selo de Brown Candyall Music, e o pré save já está disponível no link.

As participações especiais são um destaque a parte do lançamento. Rita Lee chegou a fazer um feat com Brown, que também assina a percussão de ‘Menininha Tão Novinha’, terceira faixa do álbum. A canção de ritmo intenso e dançante fala sobre uma menina, que agora cresceu e está “saidinha”. “É uma emoção muito grande poder trazer a participação de Rita Lee nos vocais e fazer este lançamento justamente no dia do rock. À época ela disse que queria fazer uma coisa inusitada, foi lindo e espontâneo”, relembra Carlinhos. Já o trio de músicos convidados Rafael Bittencourt, Tarja Turunen e Bruno Valverde divide a faixa ‘Desertificação’. Com uma pegada bem mais rock n´roll, a música inclui batidas típicas do gênero que se misturam a um ritmo de xaxado.

Gravado originalmente em 2007, o disco revela a proximidade de Brown com o estilo musical que faz parte da trajetória do cantor e foi o pontapé inicial de uma trilogia para celebrar os seus 60 anos, comemorado em novembro. Em fevereiro o artista lançou um álbum com músicas inéditas de Carnaval, ‘Pop Xirê’. Ao longo de 2023, Brown ainda vai lançar mais um álbum com músicas inéditas instrumentais.

‘Comecei a tocar rock no final dos anos 70 nos chamados bandas de baile, em Salvador. Eram bandas que organizavam os repertórios e como eu tinha facilidade para pegar as percussões apenas de ouvido, comecei, de forma muito iniciante, em bandas Monjes, Oliveira e Califórnia. Mas foi em uma banda chamada Torna Sol que eu fiz o encontro mais definitivo com o rock’, explica Brown. Ele continua e reforça a importância de Moraes Moreira e A Cor do Som – ‘Eles foram fundamentais para impulsionar percussionistas em bandas roqueiras e foi em uma dessas oportunidades que fui convidado a integrar a percussão da banda Mar Revolto em participações no trio elétrico. Infelizmente, por questões financeiras na época, não consegui participar da gravação em estúdio com eles, mas o mais importante é que nunca deixei o rock’, conclui.

Ao longo da carreira Brown teve diferentes encontros com o rock. Participou do álbum ‘The Roots’, do Sepultura, principalmente na faixa de sua autoria ‘Ratamahatta’, foi convidado para produzir o álbum do Scorpions, para tocar com o Living Colour e com o guitarrista americano Steve Vai, inclusive, deu o nome a sua filha Nina em homenagem a Nina Hagen. Brown também inovou no Carnaval de Salvador em 2016, quando levou Angra e Sepultura para a festa e batizou seu camarote andante de Black Rock. O rock ainda deu a ele a oportunidade de se aproximar de Caetano Veloso, após um primeiro encontro com os Paralamas do Sucesso, com Djavan, com quem também já trabalhou e com os músicos do Titãs. Mais recentemente, Brown participou do DVD do Capital Inicial, que será lançado este mês.

Agora, 15 anos depois de gravado, ‘Carlinhos Brown É Mar Revolto’ é o resultado de um convite, feito por Brown para que os integrantes da banda participassem de um dos seus álbuns. Mas, segundo o cantor, `estava tão bom que a gente começou a tocar, tocar e falamos ‘vamos gravar alguma coisa sem compromisso?’ e foi assim. Foi feito com leveza, esperamos o momento certo`. Carlinhos Brown assina 10, das 11 músicas do disco – a exceção é para `É`, de Gilberto Gil – , a maioria em parceria com compositores como Raul Carlos Gomes, Silvio Pereira, Geo Benjamim, Otávio Américo, Raquel Jacobs, Arnaldo Antunes e Michael Sullivan. Outro destaque do álbum é a primeira participação de seu filho MIGGA em uma gravação em estúdio. Aos 10 anos na época ( 2007), ele tocou escaleta na faixa Travelling. Em 2018, ao retornar para as gravações, MIGGA é responsável pela bateria em cinco faixas do lançamento.

A faixa que abre o álbum é ‘Ilha de Itaparica’. Com a potência vocal de Brown, a música apresenta a intenção do disco, de homenagear um gênero que o público não está acostumado a ouvir na voz do cantor. ‘Marina dos Mares’ é como uma balada saborosa para ser escutada, com um clima leve remete à praia e à brisa do mar, fazendo um contraponto com o título do lançamento. Já a faixa ‘Tô aqui na Marginal’ dá continuidade ao fio condutor de um ritmo dançante e ao mesmo tempo propício para ser ouvida em um momento de descontração.

A faixa ‘É’ traz a inspiração de Gilberto Gil com a presença, bastante destacada do instrumental, da voz de Brown. A letra que fala sobre sonhos e realidade também faz questionamentos e provoca reflexões. ‘Peça a Deus que Lhe Dou’ conta com Brown no vocal e também no timbau. Com presença forte de referências roqueiras como a bateria, faz uma crítica social e fala sobre o amor. Já ‘Emotionave’ traz a assinatura de Arnaldo Antunes, antigo parceiro de Brown, e de Raquel Jacobs. A letra conta um pouco sobre uma história de amor, enquanto promete chamar atenção dos fãs de rock.

As últimas faixas completam a lista. ‘Travelling’ tem uma pegada mais lenta, e segue como uma poesia que fala sobre o “amor travelling”. Já ‘A Gente ainda Não Sonhou’, única regravação do álbum, faz um convite ao recomeço e ressalta que o amor é a solução. Também com característica mais lenta e relaxante. Por fim, ‘Surfando Para a Eternidade’ finaliza o lançamento e é um presente para o público. Com quase três minutos de instrumental, Brown recita uma poesia emocionante.

Ficha Técnica – Carlinhos Brown É Mar RevoltoD

ILHA DE ITAPARICA (Carlinhos Brown / Raul Carlos Gomes / Silvio Palmeira)

Candyall Music (Warner) / Páginas do Mar (Universal Music)

Min. 4:10

Djembê, Sabá e Guitarra– Carlinhos Brown

Programação – Beto Neves

Guitarra e Vilão – Geo Benjamin

Baixo, Guitarra de Slides e Vilão- Otávio Américo

Bateria – Raul Carlos Gomes e Bruno Valverde

Vilão – Raul Carlos Gomes

MARINA DOS MARES (Carlinhos Brown / Geo Benjamim)

Candyall Music (Warner Chappell) / Universal Music Publishing

Min. 3:49

Bateria – Miguel Freitas (MIGGA)

Baixo – Otávio Américo

Timbales, Congas, Piano, Vibrafone e Guitarras – Carlinhos Brown

Teclados – Bato Neves e Thiago Pugas

MENININHA TÃO NOVINHA (feat. Rita Lee) (Carlinhos Brown /Raul Carlos Gomes / Silvio Palmeira)

Candyall Music (Warner Chappell) / Páginas do Mar (Universal Music Publishing)

Min. 3:19

Bateria e Conga – Raul Carlos Gomes

Baixo – Otávio Américo

Guitarra – Geo Benjamim

Coro – Raul Carlos Gomes, Geo Benjamim, Otávio Américo e Carlinhos Brown

Voz – Carlinhos Brown e Rita Lee

Percussão – Rita Lee e Carlinhos Brown

Programação – Beto Neves

TÔ AQUI NA MARGINAL (Carlinhos Brown / Raul Carlos Gomes)

Ed. Candyall Music (Warner) / Páginas do Mar (Universal Music)

Min. 3:50

Programação Eletrônica – Beto Neves

Guitarra e Vocais – Geo Benjamin

Baixo e Vocais – Octavio Américo

Bateria e Vocais – Raul Carlos Gomes

Coro – Raul Carlos Gomes

Guitarra e Surdo Virado – Carlinhos Brown

Arranjo – Carlinhos Brown, Geo Benjamim e Mar Revolto

É (Gilberto Gil)

Gege Edições Musicais (Sony Music Publishing)

Min. 3:00

Programação – Beto Neves

Guitarra – Geo Benjamin

Baixo – Otávio Américo

Bateria – Raul Carlos Gomes

Arranjo – Geo Benjamim e Mar Revolto.

DESERTIFICAÇÃO (feat. Rafael Bittencourt, Tarja Turunen e Bruno Valverde) (Carlinhos Brown / Geo Benjamim / Otávio Américo / Raul Carlos Gomes)
Ed. Candyall Music (Warner Chappell) / Páginas do Mar (Universal Music Publishing) / Universal Music Publishing

Min. 3:19

Bateria – Miguel Freitas (MIGGA) e Bruno Valverde
Baixo – Otávio Américo
Guitarra – Rafael Bittencourt e Geo Benjamim
Percussão – Carlinhos Brown

Programação Eletrônica – Beto Neves

Arranjo – Carlinhos Brown, Geo Benjamim e Mar Revolto
PEÇA A DEUS QUE EU LHE DOU (Carlinhos Brown / Raul Carlos Gomes)

Ed. Candyall Music (Warner) / Páginas do Mar (Universal Music)

Min. 4:43

Programação Eletrônica – Beto Neves

Guitarra – Geo Benjamin

Baixo – Otávio Américo

Bateria – Raul Carlos Gomes e Bruno Valverde

Timbau, Sino e Djembê – Carlinhos Brown

EMOTIONAVE (Carlinhos Brown / Raquel Jacobs / Arnaldo Antunes)

Candyall Music (Warner Chappell) / Direto Ao Autor / Rosa Celeste (Altafonte)

Min. 3:18

Bateria – Raul Carlos Gomes e Miguel Freitas (MIGGA)

Baixo – Otávio Américo

Guitarras – Geo Benjamim e Carlinhos Brown

Programação Eletrônica – Beto Neves

Surdo Virado – Carlinhos Brown

TRAVELLING (Carlinhos Brown / Michael Sullivan)

Ed. Candyall (Warner Chappell) / Sony Music

Min. 4:16

Escaleta e Bateria – Miguel Freitas (MIGGA)

Programação Eletrônica – Beto Neves

Violão e Vocais – Geo Benjamin

Cello – Jaques Morelenbaum

Slide Guitar, Violão e Vocais – Otávio Américo

Surdo Virado, Colota de Carro, Pandeiro e Conga – Carlinhos Brown

A GENTE AINDA NÃO SONHOU (Carlinhos Brown)

Ed. Candyall Music (Warner Chappell)

Min. 3:43

Bateria – Miguel Freitas (MIGGA)

Baixo – Otávio Américo

Guitarra – Geo Benjamim

Violões – Geo Benjamim, Otávio Américo e Raul Carlos Gomes

Percussão – Carlinhos Brown

Voz – Carlinhos Brown

SURFANDO PARA A ETERNIDADE (Carlinhos Brown / Geo Benjamin)

Ed. Candyall Music (Warner) /Universal Music

Min. 4:02

Programação – Beto Neves

Guitarra – Geo Benjamin

Baixo – Octavio Américo

Bateria – Raul Carlos Gomes
Voz – Carlinhos Brown

Direção Artística e Musical – Carlinhos Brown

Produção Musical – Carlinhos Brown, Beto Neves

Arranjos – Carlinhos Brown, Geo Benjamim e Mar Revolto
Gravado nos Estúdios Ilha dos Sapos (Salvador / BA) em
Engenheiro de Gravação – Beto Neves, Flávio Souza e Walter Costa
Assistente de Estúdio – Leninho
Mixagem e Masterização em Dolby Atmos – Beto Neves
Arte da Capa Original – Gualter Pupo e Christiano Calvet

Adaptação de Designs – Raphaela Torres

Produção Executiva – Alessandra Serra, Vananessa Guimarães, Fernanda Oliveira e Flávio Dultra
Coordenação Geral e Executiva –Flávio Dultra