Djavan apresenta a turnê ‘D’ no Qualistage

Giro mundial, que começou em Maceió, cidade natal do cantor, tem três datas esgotadas no maior palco do Rio escrito por Redação maio 23, 2023

Depois de encerrar o ano de 2022 com participações marcantes em grandes festivais, tais como o Rock in Rio e Coala, Djavan volta aos palcos em 2023 com um novo espetáculo. A temporada de mais de 50 shows se estenderá até o fim do ano, cobrindo todas as regiões do Brasil, além de destinos na Europa e nos Estados Unidos. Homônima ao seu 25º álbum de estúdio – lançado em agosto de 2022 –, a turnê ‘D’ estreou no dia 31 de março em Maceió, cidade natal do cantor, e passa pelo QUALISTAGE nos dias 26, 27 e 28 de maio, todas já esgotadas. A terceira data terá a casa aberta para a pista, permitindo um público maior, com ingressos mais acessíveis.

“Começar a turnê na minha cidade era um sonho antigo. Foi um prazer enorme reverenciar minhas origens, pedir a bênção aos meus antepassados e apresentar em primeira mão o novo show para os meus conterrâneos”, afirma o cantor, que assina a direção e os arranjos do espetáculo. Além de faixas do último trabalho, a exemplo de ‘Num Mundo de Paz’ e ‘Primeira Estrada’, o repertório de aproximadamente 20 canções contemplará sucessos de todas as fases de sua discografia. Embora sempre renove a lista de clássicos de uma turnê para a outra, Djavan ressalta que “músicas como ‘Sina’ e ‘Flor de Lis’, têm lugar cativo em todos os shows, “porque são canções que o povo ama”.

Para ele, o maior desafio na concepção de um novo espetáculo é “desenhar um roteiro equilibrado e diverso”. “O mais difícil é construir um show que conecte o público do começo ao fim com a mesma energia e fluidez”, conta. “Nos ensaios buscamos um formato que combine o clima solar e festivo de ‘D’ com os velhos sucessos. Isso, por si, já traz uma diversidade sonora muito grande.”

O artista reúne mais uma vez um time de músicos que o acompanhou em diferentes fases da trajetória, todos eles presentes também nos créditos de ‘D’, no qual experimentou com diferentes formações em cada faixa. No palco, a voz e violão de Djavan ganham o reforço de Marcelo Mariano (baixo e vocal), Felipe Alves (bateria), João Castilho (guitarra e violão), Paulo Calasans (piano e teclado), Renato Fonseca (teclado e vocal), Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn) e Marcelo Martins (saxofone, flauta e vocal). Apesar de trazer uma banda semelhante à da turnê ‘Vidas pra Contar’ (2016), Djavan quer sempre “alcançar uma estética musical diferente dos shows anteriores”.

“A sonoridade depende mesmo é do repertório escolhido e da cara que vamos querer dar para cada música. Mesmo sendo uma formação parecida com a da penúltima turnê, sempre trabalhamos para fazer com que o espetáculo soe bem original e distinto dos outros”, explica.

Para o conceito visual, o cantor aposta novamente na cenografia de Gringo Cardia e no desenho de luz de Césio Lima, Serginho Almeida e Mari Pitta, repetindo as parcerias bem-sucedidas realizadas no Rock in Rio e Coala.

Serviço:  

Local: Qualistage – Via Parque Shopping Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ Data: 26, 27 (sentados) e 28 (pista) de maio Horário: sexta e sábado às 22h, domingo Ingressos: esgotados Capacidade: 3500 sentados ou 9 mil em pé Classificação etária: 18 anos (Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais) O espaço possui acessibilidade e segue os protocolos de segurança, como álcool em gel disponibilizado O local é periodicamente higienizado para garantir a diversão com segurança Mais informações: https://qualistage.com.br/