EAV anuncia O Bastardo para a comissão curatorial

O artista visual da Baixada Fluminense O Bastardo, nome de destaque de sua geração, é o novo integrante da comissão curatorial da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage

O artista visual da Baixada Fluminense O Bastardo, nome de destaque de sua geração, é o novo integrante da comissão curatorial da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. Convidado pelo diretor Alberto Saraiva, O Bastardo, 25 anos, natural de Mesquita, é cria da EAV: aos 18, ganhou uma bolsa de estudos para frequentar a conceituada instituição no Jardim Botânico. Foi também através da EAV, que tem convênio com a École des Beaux-Arts de Paris, que o jovem teve a oportunidade de estudar na França. 

“É difícil mensurar o capital simbólico de voltar ao Parque Lage, anos depois, como um dos curadores. Enquanto bolsista, passei por situações que colocaram em evidência o fato de eu ser um jovem negro da periferia do Rio. A minha presença incomodava”, relembra. “A Escola vem se atualizando e é fundamental que esteja atenta às questões de seu tempo. Pretendo interferir principalmente nessa relação com o presente, criando conexão entre a instituição e os artistas da nova geração. Também me preocupo em explorar uma ocupação mais integral das áreas do parque e do palacete, para além de seus espaços clássicos de exposição. Quero trabalhar com artistas que proponham esse tipo de interação com o local”, afirma o novo curador, que vai atuar em parceria com Adriana Nakamuta e André Sheik, membros da comissão. 

“O Bastardo tem grande lucidez com relação à produção de sua geração. O convite surgiu através de uma conversa longa que tivemos sobre o panorama histórico da arte e a cena contemporânea. O olhar específico de um jovem artista-curador preto é muito bem-vindo na EAV”, celebra Alberto Saraiva.