Ecoponto ao lado do Parque dos Patins, na Lagoa, é reaberto

O Ecoponto estava fechado devido à pandemia da Covid-19, e todas as atividades seguirão os protocolos de segurança sanitária

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade reabriu o Espaço Convivência Sustentável (ECoS) que fica ao lado do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. O Ecoponto estava fechado devido à pandemia da Covid-19, e todas as atividades seguirão os protocolos de segurança sanitária.

Quem ocupa o Espaço nesse momento é o De Olho no Lixo (foto), projeto executado pela Secretaria e pelo Viva Rio, com a exposição “Quanto Vale o seu Resíduo?”, que mostra como o lixo pode ser transformado em novos materiais para comercialização, gerando emprego e renda para muitas famílias. A exposição é gratuita e ficará aberta ao público de quarta a domingo, das 9h às 16h. Para cumprir as normas de segurança, só poderão permanecer no espaço seis visitantes de cada vez. 

– O Espaço de Convivência Sustentável é mais que uma instalação, é um local importante que ajuda a promover a conscientização e o engajamento da sociedade sobre temas relevantes para o desenvolvimento sustentável – destacou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. 

A subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, falou sobre a importância da coleta seletiva.

– Se cada um fizer a sua parte, poderemos conviver e viver em cidades mais sustentáveis e valorizadas, onde todos tenham melhores condições de vida. Os Espaços de Convivência são fundamentais para que a gente torne esse diálogo com a sociedade cada vez mais constante – enfatizou Ana.

Outro diferencial do local é o Ponto de Entrega Voluntária, instalado para promover o descarte correto de resíduos e o encaminhamento para reutilização e reciclagem