Edir Macedo é alvo de ação e notícia-crime após fala homofóbica na TV em noite de Natal

Entidades que atuam em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ acionaram a Justiça contra o dono da Igreja Universal do Reino de Deus e da Record TV, Edir Macedo, após fala homofóbica no canal de televisão no último sábado (24), noite de Natal.

Em discurso veiculado em rede nacional, Macedo, que se apresenta como bispo e fundador da organização religiosa, comparou pessoas homossexuais a “bandidos” e “ladrões”.

“Você não nasceu mau. Ninguém nasce mau. Ninguém nasce ladrão, ninguém nasce bandido, ninguém homossexual ou lésbica. Ninguém nasce mau, todo mundo nasce perfeito com a sua inocência, porém, o mundo faz das pessoas aquilo que elas são quando elas aderem ao mundo”, afirmou.

Após a fala, a Aliança Nacional LGBTI+ e Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafah) protocolaram notícia-crime junto ao Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) da Polícia Civil de Goiás.

“Como o crime é de abrangência nacional, acionamos o Geacri, que tem trabalhado de maneira eficiente nesse tipo de caso. Um deputado e um vereador do interior de Goiás já foram indiciados por crime de homofobia com apoio do Grupo”, explicou a advogada Amanda Souto Baliza, coordenadora jurídica da Aliança Nacional LGBTI+.

A advogada informou que as entidades vão protocolar ainda nesta segunda-feira (26) uma ação civil pública junto à Justiça Federal do Rio Grande do Sul, solicitando indenização por danos morais coletivos.

As associações lembram que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019, do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26 e do Mandado de Injunção (MI) 4733, definiu que atos homofóbicos se enquadram como tipo penal definido na Lei do Racismo (Lei 7.716/1989).

“Comparar homossexualidade a ser bandido é um discurso de ódio e não podemos tolerar isso. Que Macedo responda na forma da lei”, destacou o presidente da Aliança Nacional LGBTI+e da Abrafah, Toni Reis.

Brasil de Fato entrou em contato com a assessoria de imprensa da Igreja Universal do Reino de Deus em busca de posicionamento de Edir Macedo, mas não obteve retorno. Caso haja resposta, este texto será atualizado.

Repercussão

Ainda na noite de Natal, a fala de Macedo repercutiu nas redes sociais. Diversas pessoas criticaram a postura do proprietário da Igreja Universal.

Segundo Edir Macedo, “ninguém nasce gay ou lésbica”. Será que ele também sabe que ninguém nasce charlatão e 171? pic.twitter.com/oQkFlfW894

— Hélio Ricardo (@helioricardorio) December 25, 2022

Basta! Edir Macedo escancarando homofobia em rede nacional na véspera de Natal. Nós LGBTI+ já sofremos o bastante com a rejeição em família, ainda mais em datas como essa. Ter esse monte de merda na TV só faz com que sejamos ainda mais rejeitadas e vítimas de lgbtifobia.

— iuri 💎 (@iurirsrs) December 24, 2022

É inacreditável que em 2022 ainda exista um homem em TV aberta espalhando homofobia e comparando pessoas LGBTs a bandidos.

O homofóbico Edir Macedo precisa ser responsabilizado pelo seu CRIME. Chega de usar religião pra incentivar o ódio e a LGBTfobia.

— Universo LGBTQIA+ 🏳️‍🌈 (@universolgbtq) December 24, 2022

CHEGA!!! O QUE EDIR MACEDO FEZ HOJE EM HORÁRIO NOBRE, ALÉM DE PRECONCEITUOSO, VAI CONTRA A CIÊNCIA. CONCLAMO A TODOS OS AMIGOS LGBTQIA+ A REGISTRAREM QUEIXA-CRIME NO @mpsp_oficial A FIM DE QUE AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS SEJAM TOMADAS! pic.twitter.com/JLdYU4PBWK

— André (@afmachado) December 25, 2022

Na véspera de Natal, enquanto o @pejulio prestava homenagem ao Aniversariante e ao antirracismo, o Edir Macedo comparava gays a bandidos pic.twitter.com/1AwpKIowNe

— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) December 26, 2022

Edição: Rodrigo Durão Coelho