Energia Solar em alta no Rio de Janeiro

Cariocas aderem ao uso de energia solar, limpa e sustentável

A geração de energia solar é um segmento que vem crescendo significativamente na cidade. Além de economia, representa um hábito saudável  e sustentável incorporado ao estilo de vida. Se antes o segmento estava mais restrito a empresas e pessoas jurídicas, a democratização e financiamento a longo prazo  das placas solares tem atraído cada vez mais moradores da cidade, entre eles muitos artistas, como Bruno Gagliasso, José Loreto, Rafael Infante e Isis Valverde, entre outros.  

A empresa Solar On, que fez a instalação na casa dos artistas acima, está em franca expansão. Em um ano de pandemia e crise econômica mundial, o crescimento foi de  19,24% e a expectativa  em 2021 é que chegue a 52,63%.  Há 5 anos no mercado carioca, a empresa lança seu sistema de franquias para todo o Brasil, prometendo taxa de lucratividade  de 34%.  

A energia pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, mas quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O Brasil é o país que mais recebe irradiação solar no mundo, e, até  2024, algo em torno de 1,2 milhão de geradores de energia fotovoltaica devem ser instalados em todo o país, o que representa 15% da nossa matriz energética.     

A adesão à essa “onda azul” por personalidades também é considerada muito positiva, principalmente pela influência em escolhas mais conscientes. “Acredito que esse seja o caminho para uma divulgação maior da energia solar, ajudando na ampliação do mercado. Além da economia obtida com a aquisição de um sistema, a escolha mostra comprometimento com o meio ambiente,” avalia Pedro Jaques, da  SolarOn.  

Já o ator José Loreto, que instalou 28 painéis solares  em sua residência,  na Barra da Tijuca, afirma que  “Nenhum benefício é maior do que cuidar do nosso planeta. A economia na conta de luz é só um detalhe quando o sol gera energia sustentável para sua casa.”, diz o ator