Ensino superior: institituições públicas vão melhor que particulares em qualidade

Mais de 40% das instituições públicas de ensino superior (IES) do país tiraram as notas mais elevadas em uma avaliação de qualidade divulgada nesta sexta (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Nas particulares, o índice ficou em 21%.

O levantamento analisou o caso de mais de 2 mil instituições no país. Os resultados mostraram que 107 (44%) das 245 universidades públicas pesquisadas obtiveram notas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), o indicador de referência do estudo.

A avaliação varia numa escala de 1 a 5, sendo esta última considerada a de melhor desempenho. Nenhuma instituição pública tirou nota 1, enquanto, entre as particulares, houve seis nesse patamar e 232 no nível 2. Um total de 63,77% das mais de 2 mil instituições avaliadas recebeu IGC 3.

Em um recorte proporcional, Espírito Santo (9,2%), Rio de Janeiro (6,7%) e Rio Grande do Norte (4,2%) são os estados com maior quantidade de instituições no nível 5. Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal são os que apresentam maior numero proporcional de instituições com IGC 4.

Os resultados do IGC são utilizados como referência para a formulação de políticas públicas na área educacional e também para autorizar novos cursos de pós-graduação no país. O cálculo final do índice se baseia em questões relacionadas ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Edição: Rodrigo Durão Coelho