Israel-Palestina

Faixa de Gaza recebe primeiros caminhões com ajuda humanitária

A carga, que inclui alimentos, medicamentos e outros insumos médicos, é destinada à população palestina, que sofre com o intenso bombardeio israelense desde o início do mês.

Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza. YouTube/Reprodução
Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza. YouTube/Reprodução

Os primeiros 20 caminhões com ajuda humanitária atravessaram a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, na passagem de Rafah, na manhã deste sábado (21). A carga, que inclui alimentos, medicamentos e outros insumos médicos, é destinada à população palestina, que sofre com o intenso bombardeio israelense desde o início do mês.

Resumo

  • 20 caminhões com ajuda humanitária chegaram à Faixa de Gaza na manhã deste sábado (21).
  • A carga é destinada à população palestina, que sofre com o intenso bombardeio israelense.
  • A expectativa é que nas próximas horas também comece a passagem dos cidadãos estrangeiros que estão na Faixa de Gaza para o território egípcio.

O comboio foi recebido com aplausos e gritos de alegria por centenas de pessoas que aguardavam a chegada da ajuda. Os caminhões passaram pelo controle limítrofe do território palestino com grandes bandeiras egípcias presas às cabines.

A expectativa é que nas próximas horas também comece a passagem dos cidadãos estrangeiros que estão na Faixa de Gaza para o território egípcio. Entre as milhares de pessoas que se encontram na fronteira tentando escapar do morticínio promovido por Israel estão 29 cidadãos brasileiros.

A autorização para a entrada da ajuda humanitária foi obtida após negociações entre os Estados Unidos, Egito e Israel. O governo dos EUA, que intermediou os acordos, disse que está trabalhando para aumentar o volume da ajuda que será enviada à Faixa de Gaza.