'Fantástico' abre a programação especial da Globo sobre os 200 anos da Independência

Divulgação Globo/Isadora NeumannForam anos de pesquisa, quatro meses de gravação em diferentes lugares do país e mais de 20 especialistas entrevistados para trazer um novo olhar sobre a Independência do Brasil. O resultado começa a ser exibido no ‘Fantástico’ deste domingo, dia 14, na série “1822 – Uma Conquista dos Brasileiros”, em quatro episódios. Até o dia 7 de setembro, os 200 anos do Brasil também serão lembrados pelo ‘Jornal Nacional’, ‘Jornal Hoje’ e ‘Bom Dia Brasil’. 

A repórter Monica Sanches visitou no Piauí, um monumento com túmulos de heróis anônimos, mortos na Batalha do Jenipapo, uma das lutas da independência contra o exército português. O primeiro dos quatro episódios destaca a comemoração do bicentenário na Cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Toda a cidade participou da festa, que aconteceu no dia 25 de junho, data em que começaram os conflitos com o exército português na região. A festa é uma prova de que o calendário da independência não cabe na cena do grito às margens do Rio Ipiranga. A reportagem ouviu pesquisadores que acreditam num processo que durou 36 anos, mais exatamente entre 1789-1825. Período em que eclodiram revoltas e conjurações em várias partes do país. “A gente desconstrói o 7 de setembro no sentido de mostrar que a independência é um processo, que veio de revoltas populares. Começa na Inconfidência Mineira, na Conjuração Baiana… E teve morte, guerra e batalha, antes e depois dessa data. E muitos negros se envolveram nessa luta, achando que dali sairia o fim da escravidão, muitos indígenas lutaram para ter a posse da terra. Vamos mostrar também a frustração que a independência traz para quem entrou nessa luta para defender suas causas”, explica Mônica, referindo-se ao fato de que a nossa primeira Constituição, de 1924, sequer cita mulheres, indígenas e negros, que não eram nem considerados cidadãos na época. 

Com oito filhos, alguns deles músicos também, Djavan se acostumou a ter a casa cheia para reunir a família. Para o Dia dos Pais, ele abre as portas de seu refúgio usado para recarregar as energias e recebe a apresentadora Poliana Abritta. Além de tocar alguns dos maiores sucessos na carreira, com “Se” e “Flor de Liz”, o cantor alagoano também fala sobre “D”, seu novo álbum. “O objetivo do disco é celebrar a esperança. Porque a gente precisa confiar no futuro, que vamos construir cada vez mais, vamos produzir”, explica Djavan. “Eu acho que sempre fui positivo”, revela.

O ‘Fantástico’ deste domingo começa logo depois do ‘Domingão com Huck’.