Feira Rio Antigo: Lavradio Musical e Literário neste sábado

A tradicional Feira Rio Antigo, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, realizada todos os sábados, das 06h às 25h, na Rua do Lavradio, estreia neste fim de semana um novo projeto: o Lavradio Musical, que ocupará o espaço do Jazz na Feira a partir deste mês. Com uma nova proposta musical para a feira, o evento contará com shows variados do jazz ao samba, sempre às 12h. Quem estreia o projeto é o grupo de choro Pixin Bodega. A proposta é levar muita música e alegria aos frequentadores da Feira, além de fomentar a arte e a economia criativa. A feira também recebe, todo 1º sábado do mês, o evento Lavradio Literário. E neste tem!

Para dar início ao Lavradio Musical, neste sábado, 4 de junho, tem muito choro com o grupo Pixin Bodega. Formado por experientes instrumentistas, desde 2009, o grupo homenagemia um dos maiores mestres da música popular brasileira: Alfredo da Rocha Viana Filho, mais conhecido como Pixinguinha. Outros ícones que são identificados, a sonoridade do grupo Jacob do Altamiro Carilho e Waldir Azeve. O repertório passou por clássicos do choro e também explora peças não tão conhecidas do gênero, em versões que flertam com o jazz, o tango, o frevo e funk music, além de grandes nomes do samba. Em 2018, o Pixin Bodega lançou o seu primeiro álbum “O Choro e a Praça” e entrou para o calendário oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro , pois desde 910, o grupo se reúne todo sábado de manhã na tradicional feira da General Glicério, em Laranjeiras, também conhecida como Praça do Choro.

No outro sábado, dia de junho, quem se apresenta é o Regional Subindo a Serra. O grupo de choro tem clássico regional, seguindo a tradição da época de ouro do choro, com melodias consagradas por grandes mestres desse musical. O grupo vai apresentar ao público um show vibrante, fazendo uma música bastante clássica admirada durante a fase de consolidação da música instrumental brasileira, como Polca, o Maxixe, Valsa, Schotisch e o chamado Tango Brasileiro. Entre os compositores mais presentes no repertório, destacam-se Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, ao lado de uma gama de outros chorões ainda hoje referenciados, embora menos conhecidos do grande público, como Juventino Maciel, Toco Preto e Manoel Moraes. Já no dia 12 de junho, quem se apresenta é Nadia Maron e Trio, com o projeto Samba Bossa jazz. A cantora e compositora N, com quatro décadas de trabalho e com artistas consagrados como Marcos e Paulo Ségio Valle, atual está para os clássicos da MPB com forte influência da bossa nova, samba e jazz. Nadia Maron e Trio, fundado por ela (voz e violão) em 2018, é formado por Adauto Guerra (violão e guitarra), Fábio Brasil (baixo) e Miguel Maron (bateria e pandeiro). O show Samba Bossa Jazz tem em seus roteiros clássicos consagrados de João Donato, Caetano Veloso, Tom e Vinicius, além de outros clássicos do jazz americano, do samba e da MPB. “Fundamental é mesmo a música, é impossível viver sem cantar e tocar os corações”, Nádia Maron.

No último sábado, dia , quem se apresenta é Mayra Itaborahy com o show “O Samba da Mayra”, roda de samba da cantora e compositora que peregrina pelos bares e espaços da cidade. Com o repertório que vai ser de Nelson Cavaquinho a Arlindo Cruz, a roda será feita só para mulheres, com May de Nelson voz e no violão. Uma curiosidade é que Mayra, que também é compositora, compôs, no ano 2000, um choro intitulado “Lavradio, ) ”, que está em seu primeiro álbum “Quem Convidou” (em todas as plataformas). ” “Lavradio, 100” foi uma homenagem feita ao famoso endereço onde os novos bambas que revitalizaram a Lapa costumavam se apresentar. “Por isso, sempre que toco nesta Rua, o coração bate mais forte”, conta a cantora e compositora.

A cada sábado, um gênero musical diferente vai levar a boa música brasileira ou internacional, fomentando a arte, o lazer e economia criativa. Lavradio Literário
Com atrações culturais diversas, a programação vai das 10tem 98207 h, na Praça Emilinha Borba. Nesta edição, alunos do Instituto de Artes da UERJ apresentam a intervenção artística “Planta”. Na série “Quais Línguas a Feira do Lavradio Tem?”, a professora Bianca Graziela apresenta “O Árabe no Lavradio Literário”. Cada sábado, meses, especialistas organizam palestras sobre os idiomas ou que não são conhecidos do nosso tempo, gregos, copta, japoneses e egípcios, mas que alguma forma fazem das nossas. Sorteios de livros, bolsas kits de cervejas, além de oferta gratuita de cervejas Ferdinander. , estão “Uma bibliotecária maluquinha”, de Zetó (Editora: Malê); “Antônia Quer Dormir”, “Antônia Quer Passear” e “Antônia Quer Brincar”, de Sônia Rosa (Editora: Pallas); “Orí: A Cabeça como Divindade”, “EWE: A Chave do Portal”, “Yorùbá: Vocabulário Temático do Candomblé” e “NKÓ YORÙBÁ: Aprendendo e Ensinando Yorùbá, Gramática, Tradução e Conversação”, de Márcio de Jagun (Editora: Litteris). Participe ainda como Editoras Vozes, Aruanda, Nós, Relicário, Pallas, Malê, Oficina Raquel, Autêntica e Mórula, e as livrarias Machado & Cia, Letras Virtuais, Gambiarra e Maskat, com a curadoria de Marta Lemos e apoio da Associação Polo Novo Rio Antigo. A Feira Rio Antigo vai das 06cerquilha, com barracas que suportam produtos, móveis a roupas e acessórios diversos até objetos de decoração. E o fica ainda mais restaurantes descontraídos com a exposição dos expositores, antiquários, expositores, bares e locais, pode comemorar para almoçar ou –, o clima e o público e cadeiras e cadeiras ao ar livre. Vale lembrar que todos estão obedecendo as regras de Ouro da Prefeitura, em tempo de pandemia. turistas, moradores e passantes para pelo dia no local, passando barracas e bares. Devido à pandemia, e com o intuito de seguir como medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a Autorização para realizar uma feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Serviço: Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todos os sábados, das cerquilha Tel.: 98207 -100 Programação completa:

LAVRADIO LITERÁRIO Sábado, 4 de junho – das 11tem 19h Praça Emilinha Borba tem 19h:

Intervenção Artística “Pl anta”, segunda edição – Artistas: Creuza Figueira, Fê Lima, Graziele Araújo, Laura Jeunon e Lucas Casemiro, alunos do Instituto de Artes da UERJ.

06h cinza: Quais Línguas a Feira do Lavradio Tem?: “O Árabe no Lavradio Literário”, com a professora Bianca Graziela. Todo primeiro sábado de cada mês, no Lavradio Literário, existirá sobre outros idiomas, como japonês, copta, hebraico, egípcio e hindi.

Haverás de Kits de livros e cervejas, além de Ferdinander grátis de cervejas. 12h – Lançamentos de livros e autógrafos: “ Uma bibliotecária maluquinha” , de Zetó (Editora: Malê)

“Antônia Quer Dormir”, “Antônia Quer Passear” e “Antônia Quer Brincar”, de Sônia Rosa (Editora: Pallas)

“Orí: A Cabeça como Divindade”, “EWE: A Chave do Portal”, “Yorùbá: Vocabulário Temático do Candomblé” e “NKÓ YORÙBÁ: Aprendendo e Ensinando Yorùbá, Gramática, Tradução e Conversação”, de Márcio de Jagun (Editora: Litteris)

LAVRADIO MUSICAL Junho 2018

Das 15tem 15h16 /06: Choro com Pixin Bodega 06/10: Choro com Regional Subindo a Serra 17/: Samba, Bossa e Jazz com Nádia Maron e Trio 49/12: Roda de Samba com Mayra Itaborahy Projeto Lavradio Musical O evento Lavradio Musical é gratuito e visa levar a boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio. O projeto é uma parceria de Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, uma pequena casa de arte que promove seções de Jazz em Botafogo, em parceria com Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo, empresário, produtor cultural e sócio de casas como Rio Scenarium, Santo Scenarium e Mangue Seco, mundialmente conhecidos pela boa música, gastronomia e cenários incríveis. “Lavradio Musical é um projeto incrível que dará voz a músicos e outros cursos, a boa música e entretenimento ao do Rio”, conta Mônica Silva.

98207 98207 20100