Fertilizantes: projeto prevê adição de sódio em lugar de potássio

De autoria do engenheiro agrônomo e ex-deputado federal Beto Rosado, o Projeto de Lei 3095/22 altera a composição da mistura química usada na fabricação de fertilizantes. Caso seja aprovado, a mistura terá adição do sódio para substituir, mesmo que parcialmente, o potássio, um mineral usado na fabricação de fertilizantes que é importado da Rússia.

O projeto está em análise na Câmara dos Deputados e altera o texto da Lei que trata da produção e comércio de fertilizantes. Segundo Rosado, a medida vai reduzir os custos para os produtos agrícolas, além de ser alternativa à dependência de insumos. Ele explicou que “a adição do sódio vai contribuir para a agricultura brasileira, uma vez que diversas pesquisas científicas sugerem a possibilidade de substituição parcial do potássio pelo sódio sem perda de produtividade ou danos às plantas”.

A proposta está aguardando a análise conclusiva das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Continuar Lendo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.