Festival 125 Anos de Cinema dedica especial a Agnès Varda e a Nouvelle Vague


Cineasta belga radicada na França, Agnès Varda foi uma das precursoras da Nouvelle Vague junto com diretores como Claude Chabrol, Alain Resnais, François Truffaut e Jean-Luc Godard. Na década de 1950, a diretora já abordava a temática feminista em suas produções de caráter realista e documental, além de fazer críticas sociais. Sua contribuição para o movimento artístico do cinema francês, assim como para a história da sétima arte no geral, ganha destaque no Festival 125 Anos de Cinema que vai ao ar no domingo (04) no Cult, e pode ser acessado a qualquer hora na plataforma de streaming do Telecine.

Seu primeiro filme La Pointe Courte foi rodado quando ela tinha apenas 25 anos, em 1955. Cléo Das 5 Às 7, de 1962, foi um dos mais importantes do movimento artístico com Corinne Marchand no papel principal. O drama As Duas Faces da Felicidade ganhou o Grand Prix do Júri no Festival de Berlim, em 1965, já Os Renegados lhe rendeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e César de Melhor Atriz para Sandrine Bonnaire. Em 2017, foi consagrada com um Oscar Honorário pelo conjunto da obra.

Em 2019, no ano em que a diretora faleceu aos 90 anos, ela lançou seu último filme Varda Por Agnès. O documentário faz um resgate da sua trajetória e processo criativo em 64 anos de carreira.

DOMINGO (04)

Festival 125 Anos de Cinema: Agnès Varda e a Nouvelle Vague

Os Renegados

No Telecine Cult, dia 4, às 14h55

É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu.

Direção: Agnès Varda

Elenco: Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss

França. 1985. Drama. 101 min.

Uma Canta, A Outra Não

No Telecine Cult, dia 4, às 16h45

As vidas das jovens Pomme e Suzanne se cruzam durante o crescimento do movimento feminista nos anos 1970 e as duas formam uma grande amizade. Após passarem 10 anos separadas, as duas se reencontram e descobrem terem seguido caminhos bem diferentes: enquanto Pomme virou uma cantora de espírito livre, Suzanne tem um emprego convencional. E o choque entre esses mundos abala a amizade.

Direção: Agnès Varda

Elenco: Valérie Mairesse, Thérèse Liotard, Robert Dadiès

Bélgica, França, Rússia, Venezuela. 1977. Drama. 120 min.

As Duas Faces da Felicidade

No Telecine Cult, dia 4, às 18h55

O jovem carpinteiro François leva uma vida feliz e tranquila ao lado de sua amada esposa Thérèse e os dois filhos pequenos. Apesar disso, quando conhece a encantadora Emilie, François se perde em seus sentimentos e inicia um romance com ela.

Direção: Agnès Varda

Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie-France Boyer

França. 1965. Drama. 77 min.

Cléo Das 5 Às 7

No Telecine Cult, dia 4, às 20h25

Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Com dúvidas sobre como agir diante da doença, a bela acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.

Direção: Agnès Varda

Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray

França. Itália. 1962. Musical. 86 min.

La Pointe Courte

No Telecine Cult, dia 4, às 22h

Um casal em crise retorna para o pequeno vilarejo Pointe Courte, no qual Lui, o marido, viveu sua infância. Os dois passam por momentos de reflexão sobre seu relacionamento, ao mesmo tempo em que o cotidiano dos moradores flui ao seu redor.

Direção: Agnès Varda

Elenco: Philippe Noiret, Silvia Monfort

França. 1955. Drama. 77 min.

Varda Por Agnès

No Telecine Cult, dia 4, às 23h30

Pedra fundamental da Nouvelle Vague e ícone feminista, a diretora Agnès Varda dedicou 64 anos de sua vida ao cinema. No seu último filme, ela expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua própria carreira.

Direção: Agnès Varda

Elenco: Agnès Varda, Sandrine Bonnaire, Hervé Chandès

França. 2019. Documentário. 115 min.