Festival Gastronômico da 32ª Bauernfest vai reunir mais de 70 estabelecimentos oferecendo opções da culinária alemã

Um Festival Gastronômico reunindo mais de 70 estabelecimentos - entre restaurantes, bares, cafeterias, chocolaterias e cervejarias - será uma das principais atrações da 32ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, a partir da próxima sexta-feira (25/6)

Um Festival Gastronômico reunindo mais de 70 estabelecimentos –  entre restaurantes, bares, cafeterias, chocolaterias e cervejarias –  será uma das principais atrações da 32ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, a partir da próxima sexta-feira (25/6). Eles oferecerão opções da culinária alemã em seus respectivos endereços e também por delivery. A abertura oficial do evento será nesta quinta (24) e a festa vai até o dia 04 de julho.


Cada estabelecimento vai oferecer três opções típicas da culinária germânica, além das opções dos respectivos cardápios. O Festival Gastronômico se dividirá em três categorias específicas: culinária típica alemã, produtos gastronômicos e cervejas. A curadoria do evento será de Cristina Pellegrini e Vera Oliveira.


Para o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui a gastronomia é sempre um atrativo turístico-cultural à parte na Bauernfest. “Estamos muito satisfeitos com a adesão e receptividade que o festival alcançou junto aos estabelecimentos participantes. Vamos agora trabalhar para que esse sucesso se reflita também na participação do público durante o período do evento”, disse. O secretário frisou que todos os participantes estão cientes dos cuidados sanitários a serem tomados durante os dez dias do festival.


“Para nós, participar deste festival é muito importante, para não deixar de celebrar a cultura alemã e as tradições da nossa colonização, mas também por estarmos revivendo a nossa culinária tão marcante na história da cidade. Vamos oferecer pratos típicos, com destaque para as salsichas branca e vermelha, e será um grande prazer receber a todos”, disse o chef Michel Coutinho, um dos participantes do festival.


Outro que também enalteceu a iniciativa da Turispetro em realizar o evento foi o chef Spencer Silva, que há mais de dez anos se dedica à fabricação de embutidos típicos da gastronomia germânica. “Estaremos participando com o tradicional Eisben (joelho defumado) e a salsicha Bratwurst, que é um tipo de salsicha alemã feita de vitela. É uma satisfação imensa poder participar do festival gastronômico”, ressaltou.

A edição deste ano também terá exposição e venda de artesanato. Chapéus, canecas, talabartes, camisetas bordadas e panos de prato pintados, além de cachecóis com as cores da Alemanha, serão alguns dos produtos oferecidos pelas seis associações de artesanato que confirmaram presença, e vão expor e vender seus produtos em espaços cedidos dentro de alguns estabelecimentos que participam do evento.


Outra atração da festa serão os concursos. O de tomadores de chope em metro, por exemplo, vai começar no dia 24, para maiores de 18 anos, e as inscrições poderão ser feitas até pelo whatsapp (24) 98878-5238. O interessado deverá enviar nome completo, telefone para contato e foto do documento de identidade, para participar das eliminatórias e finais masculinas e femininas.


As informações completas sobre o evento, incluindo a programação cultural que será online, estão no site www.petropolis.rj.gov.br/bauernfest