Fiat Toro alcança marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil

Lançado em 2016, o modelo foi responsável por inaugurar uma nova categoria em picapes e hoje garante mais de 80% do segmento

Desde 2016, o mercado de picapes não é o mesmo. Em fevereiro daquele ano, a Fiat revolucionou  o segmento com o lançamento da Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto, tecnologia e a dirigibilidade dos SUVs. De lá para cá, o modelo ganhou diversas premiações, inovações e novas versões. Agora, a Fiat Toro conquista mais um feito relevante: chegou à marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil.

“A Toro é um importante membro da família Fiat. Mais do que isso: ela se destaca na história da indústria automotiva brasileira ao estrear um novo segmento, vencer importantes premiações e trazer diversas inovações para a categoria. Ainda que o mercado de picapes esteja cada vez mais competitivo, ela segue sendo um sucesso de vendas, público e mídia”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Esse sucesso da Toro pode ser comprovado em números. Ela é a segunda picape mais vendida do Brasil, atrás apenas da Fiat Strada, e possui mais de 80% de mercado em sua categoria em 2022. Vale reforçar que a marca é líder em picapes desde 2005, ou seja, há 17 anos possui a liderança absoluta. A chegada da Toro também foi responsável por consolidar ainda mais a Fiat como referência do segmento. Tanto é que a marca tinha 33,1% de market share de toda a categoria de picapes em 2015 e passou para cerca de 53% atualmente, ou seja, uma a cada duas picapes vendidas no Brasil é Fiat.

Um dos motivos que fez com que a Toro conquistasse o consumidor brasileiro foi seu design autêntico. Ela é vencedora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais relativos ao seu projeto, como o iF Design Award e o Red Dot Design Award. Outro ponto forte do modelo é a sua versatilidade, agradando públicos com diferentes interesses e necessidades, sendo adequada tanto para o dia a dia em cidades e para as viagens no fim de semana e feriados quanto para o trabalho. No total, a Toro já venceu quase 30 premiações desde que foi lançada. Além dos troféus por seu design, ainda levou para casa outros como o de Melhor Picape da revista Autoesporte (Carro do Ano) na edição de 2016, logo que foi lançada, e de Maior Valor de Revenda.

“A picape Fiat Toro é uma expressão viva do talento brasileiro. Seu design premiado internacionalmente foi feito no Brasil, assim como seu projeto e toda a manufatura. Estou orgulhoso de fazer parte do time que diariamente dá forma e produz um dos modelos mais aspiracionais do mercado brasileiro”, disse Glauber Fullana, vice-presidente de Manufatura da Stellantis para a América do Sul.

Fabricada no Polo Automotivo de Goiana (PE), a Toro não para de evoluir. Em 2018, por exemplo, passou a contar com a versão Ranch que segue no portfólio e alia força, design arrojado e itens de série exclusivos. No ano seguinte foi a vez da Toro passar a contar com o conceito italiano S-Design, que traz um visual mais sofisticado, e com a versão Ultra com capota rígida de série. 

Em 2021, ganhou sua mais importante evolução desde o lançamento. Com isso passou a ser equipada com o Turbo 270, motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil, e ainda estreou o Fiat Connect////Me, a inovadora plataforma de serviços conectados da marca.

E não para por aí: recentemente, a Fiat Toro em sua linha 2023 trouxe pela primeira vez na gama Fiat, juntamente com o Pulse, a nova identidade sonora aplicada aos veículos da marca, uma nova experiência para o usuário que oferece ainda mais prazer ao dirigir. Além disso, também chegou com atualizações em todas as versões, trouxe de volta o pack opcional S-Design, além de novo volante e cores, entre outras novidades.