Fotografia: Prêmio Nacional Pierre Verger está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Artistas de todo o território nacional podem se inscrever até o dia 30 de julho através do site da fundação.

Serão premiados no valor de R$ 30 mil três ensaios fotográficos nas categorias: Ancestralidade e Representação, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica.

Os ensaios não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior e devem ser compostos por no mínimo 10 e no máximo 20 de fotografias, além de um texto narrativo/conceitual sobre a proposta inscrita.

:: IBGE vai premiar fotografias tiradas por trabalhadores do Censo 2022; confira as imagens ::

Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos e naturalizados, assim como estrangeiros com situação de permanência e residência comprovada no Brasil.

Categorias

Na categoria Ancestralidade e Representação serão apreciados os ensaios que abordem a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, dentre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística do registro imagético.

Em Questões Históricas serão apreciados ensaios fotográficos que dialoguem com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências em torno dos processos ocasionados pelas vivências nos campos políticos e sociais.

:: Fotografia indígena: Vherá Xunú inaugura exposição em Porto Alegre ::

Já em Livre Temática e Técnica serão apreciados os ensaios fotográficos documentais que registrem de forma livre no que se refere à sua temática e técnica (inclusive as experimentações dos processos alternativos) utilizadas, e que tragam aspectos despercebidos na observação do cotidiano.

Além das propostas premiadas, a Comissão de Seleção irá selecionar outros 12 ensaios fotográficos, quatro em cada categoria (e estes serão suplentes dos três premiados), além de haver três suplentes para os 12 indicados, por ordem de classificação. Os selecionados e premiados, juntos, farão exposição fotográfica coletiva e integrarão o catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024, como resultado público do edital. Na última edição, mais de 10 mil pessoas passaram pela exposição coletiva, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador (BA).

:: Observatório de Favelas e IMS abrem chamada para residência artística em fotografia ::

Consulta Pública

Também está aberta, entre 27 de junho e 6 de julho, a Consulta Pública do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024 para seleção de dois indicados que formarão a Comissão de Seleção do edital. A Comissão será formada por cinco pessoas, sendo três baianas e duas de fora do estado.

Com informações da Funceb.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim