História da Dinastia Ming é recontada em "Ela se tornou o Sol"

Shelley Parker-Chan recria personagem de famosa lenda da dinastia chinesa Ming, na qual uma garota muda o próprio destino assumindo a identidade de seu falecido irmão

Em 1345, a China sofre sob o domínio mongol. Para os camponeses esfomeados das Planícies Centrais, a grandeza é algo que só se encontra em histórias. Quando Zhu Chongba, o oitavo filho da família Zhu, recebe um destino de grandeza, todos ficam intrigados; como acontecerá? O destino recebido pela sagaz e habilidosa segunda filha, por outro lado, é o que já esperavam.

Divulgação | Alta Novel Editora
Divulgação | Alta Novel Editora

É neste cenário que se passa a obra Ela se tornou o Sol, romance histórico inspirado na lenda que deu vida à Mulan, a história de Zhu Yuanzhang, o camponês rebelde que expulsou os mongóis e unificou a China. Uma das narrativas chinesas mais antigas e clássicas. Escrita pela best-seller Shelley Parker-Chan, a obra chega ao Brasil pela Editora Alta Novel.

A história se desenvolve depois que a aldeia sofre um ataque de bandidos, deixando-a devastada e a maioria das famílias sem vida, Zhu Chongba morre de desgosto. Determinada a mudar o próprio destino, a irmã do rapaz decide tomar seu lugar e assumir a identidade dele ao adotar o nome de Zhu. A jovem desafia todas as normas sociais da época, ela parte ao mosteiro budista e começa a traçar a própria sobrevivência em um caminho rumo à grandeza.

A garota chegou ao Monastério Wuhaung em uma manhã chuvosa[…] sozinha a garota permaneceu ao lado de fora […]
Na quarta tarde, um novo monge emergiu e assomou-se sobre a garota:

– Puxa irmãozinho, você é teimoso – disse o monge, com um tom de admiração relutante. – Quem é você?

Ela havia passado quatro dias ajoelhada, sem comer nada, bebendo apenas água da chuva. Agora, ela buscava suas últimas forças. E o garoto que havia sido a segunda filha da família Zhu disse, de forma clara o bastante para que o céu lhe ouvisse:

– Meu nome é Zhu Chongba.
(“Ela se tornou o Sol”, p. 19 e 20)

Best-seller #1 do Sunday Times e bi-campeã do prêmio British Fantasy Award de 2022 nas categorias de Melhor Romance e Melhor RevelaçãoShelley Parker-Chan traz, nesta jornada épica, uma narrativa repleta de representatividade LGBTQIAPN+. Junto a elementos mitológicos e sobrenaturais, ela explora questões como identidade de gênero, autodescoberta, ambição por poder e a busca por liberdade e autodeterminação em uma China alternativa do século XIV.

Ficha técnica:
Título:
 Ela se tornou o Sol
Título original: She Who Became the Sun
Autora: Shelley Parker-Chan
Editora: Alta Novel Editora
Gênero: Romance / Fantasia histórica
ISBN: 978-8550817354
Edição: 1.ª ed., 2023
Páginas: 416
Onde encontrarAmazon

Sobre a autora: Shelley Parker-Chan é uma ex-diplomata asiática-australiana e consultora de desenvolvimento internacional que passou quase uma década trabalhando em direitos humanos, igualdade de gênero e direitos LGBTQIA+ no Sudeste Asiático. Batizada com o nome do poeta romântico, ela foi criada com uma dieta constante de mitos gregos, lendas arturianas e contos chineses de sofrimento e romance trágico. Seu romance de estreia Ela se tornou o Sol deve mais do que um pouco aos três estilos. Em 2017, ela foi premiada com uma bolsa (Tiptree) por um trabalho de narrativa especulativa que expande nossa compreensão de gênero. Atualmente vive em Melbourne, Austrália, com sua família.

Acompanhe as redes sociais de Shelley:
Instagram@shelleyparkerchan
Twitter@shelleypchan
Sitehttps://shelleyparkerchan.com/