Independência do Brasil é contada em espetáculo das Janelas do Palácio Tiradentes

Encenação conta com atores renomados como Tonico Pereira, Ângela Vieira, Léa Garcia e David Pinheiro.

Quem passou pelas calçadas do Palácio Tiradentes e do Paço Imperial, na Praça XV, no início da noite desta segunda-feira (19/09), se deparou com um espetáculo inusitado. Dom Pedro I, Dona Leopoldina, José Bonifácio e outros personagens emblemáticos da história do Brasil travavam um ‘diálogo’ das janelas dos andares superiores da antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Eram, na verdade, atores do espetáculo a céu aberto ‘Janelas da Independência’, que faz parte das celebrações de 200 anos da Independência do Brasil.

Com texto de Benjamim Santos e direção de Ginaldo de Souza, o espetáculo reúne um elenco de primeira grandeza – como os atores Tonico Pereira, Ângela Vieira, Léa Garcia e David Pinheiro -, além de mais 10 atores, dois músicos e cinco cantores. Juntos, eles proporcionam ao público uma verdadeira viagem no tempo, passando por alguns períodos que antecederam a Proclamação da Independência.

A encenação feita das janelas do Palácio Tiradentes será reapresentada nesta terça-feira (20), às 18 horas, de forma gratuita. Para assistir, basta se posicionar em um dos pontos do calçadão do Largo do Paço (continuidade da Rua da Assembleia) que dá acesso aos dois prédios históricos. Os fatos narrados pelos personagens começam pela Chegada da Família Real, passam pelo Casamento dos Príncipes Pedro e Leopoldina, e chegam até a atuação de José Bonifácio em favor da Independência do Brasil e, por fim, ao Grito do Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro de 1822. O repertório do espetáculo traz desde conhecidos sambas-enredo às músicas interpretadas pela cantora de ópera Anna Hannickel.

Janelas da Independência é um projeto da Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio (Funarj), com apoio da Subdiretoria-geral de Cultura da Alerj, e tem o objetivo de incentivar o público a conhecer esses dois marcos da arquitetura e da História do Brasil (Palácio Tiradentes e Paço Imperial). Ambas as construções são vizinhas no centro histórico do Rio de Janeiro, cidade onde, de fato, ocorreu toda a articulação política que culminou no ato final da proclamação, o famoso Grito do Ipiranga.

Os atores, das janelas do Tiradentes, também enfatizaram a importância histórica do prédio, desde antes de virar a sede do Legislativo fluminense, quando ainda funcionava como a Cadeia Velha, que recebeu por três anos Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência, até ser executado onde hoje é a Praça Tiradentes. O texto destaca ainda a importância da cidade do Rio de Janeiro desde os tempos do Brasil colônia, até se transformar em Império e capital da República, bem como sua pujança econômica, política e cultural.