Insegurança alimentar atinge 80% dos moradores do Complexo do Alemão

Pesquisa do Ibase aponta que situação é mais grave para crianças

Complexo do Alemão - Rafael Campos/ Governo do Rio
Complexo do Alemão - Rafael Campos/ Governo do Rio

Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2023 – Um levantamento do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) aponta que cerca de 80% dos moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, estiveram em algum nível de insegurança alimentar entre os anos de 2019 e 2023. Em mais da metade dos casos, a situação era considerada grave.

A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, mostrou que os efeitos da pandemia impactaram diretamente a alimentação das crianças até seis anos: 75% delas viveram níveis de insegurança alimentar moderado ou grave. Além disso, 11% das famílias relataram que os pequenos já ficaram um dia inteiro sem comer, por conta da falta de dinheiro para a compra de alimentos.

De acordo com a diretora do Ibase, Rita Correia Brandão, o desemprego, a descontinuidade de políticas públicas e o fechamento de escolas, todos agravados pela pandemia, agravaram esses dados.

Moradora do Alemão, Danielle Pessanha é mãe solo de duas crianças. Ela afirma que, nos últimos três anos conseguiu sobreviver com a família graças a doações. Mesmo desempregada, Danielle conta que a situação alimentar da família melhorou e que isso impactou os filhos.

“Meus filhos estavam sempre com fome. Não conseguiam se concentrar na escola. Agora, eles estão mais saudáveis e felizes”, disse Danielle.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado em 1981, com o objetivo de reforçar a importância de alimentos e da garantia da segurança alimentar em todo o mundo. A data já é comemorada em cerca de 150 países.

Com informações da Band Rio