Inteligência artificial aplicada à voz: novas possibilidades

Plataforma criada em 2015 utiliza inteligência artificial para analisar ligações telefônicas com o objetivo de melhorar a performance de vendas e experiência do consumidor

Embora a experiência digital esteja em constante crescimento, as ligações telefônicas nunca deixaram de ser um importante canal de contato entre consumidores e empresas. E foi pensando em transformar essa relação antiga em novas possibilidades que nasceu a PhoneTrack, startup paranaense que utiliza a inteligência artificial para melhorar a performance de marketing e vendas e a experiência do consumidor. A empresa, fundada em 2015, utiliza tecnologias como o call tracking e o speech analytics para mensurar campanhas, recuperar contatos perdidos e transformar ligações em novos leads.

“Amostras nacionais do segmento de varejo apontam que 20% das ligações feitas por potenciais consumidores não são atendidas. Em alguns setores, esse número chega a 50%. Não atender um possível cliente é enfraquecer um vínculo”, afirma Marcio Pacheco, CEO e cofundador da Phone Track. Além de rastrear as ligações perdidas, a plataforma permite identificar a origem das chamadas recebidas por cada campanha de marketing (on-line e off-line), integrar com outras ferramentas, medir a performance do time de vendas e ainda identificar o perfil do cliente.

Por meio da inteligência artificial aplicada à voz, a PhoneTrack fornece informações detalhadas sobre as necessidades do consumidor, além de oferecer uma melhor experiência de compra. Tudo isso só é possível graças ao fato de que a plataforma permite o acesso completo às gravações e a diversos indicadores de qualidade das ligações, que são gerados automaticamente. A plataforma fornece em tempo real dados como a quantidade de ligações recebidas por cada campanha, chamadas perdidas, a média de duração de cada contato e as principais palavras-chave usadas durante a chamada.

Para uma visão macro, todas as informações são disponibilizadas em um Dashboard, permitindo, assim, a comparação de resultados entre as campanhas. Dessa forma, fica fácil identificar e mensurar o ROI de campanhas de mídia e consequentemente oportunidades para a empresa. “Conhecimento significa salto de performance. Com a PhoneTrack, é possível saber porque os clientes ligam, como eles são atendidos e quais ligações são convertidas em vendas. Assim, as empresas podem transformar os dados em novas oportunidades e melhorar o padrão do atendimento telefônico, oferecendo uma experiência personalizada aos seus consumidores”, finaliza Pacheco.

Sobre a PhoneTrack

Fundada em 2015, a PhoneTrack é uma startup que utiliza a inteligência artificial aplicada à voz para transformar a relação entre consumidor e empresa. Por meio de tecnologias como o call tracking e o speech analytics, a plataforma fornece dados sobre campanhas on-line e off-line, como a gravação das ligações atendidas, a quantidade de chamadas recebidas e perdidas, a média de duração de cada ligação e as principais palavras-chaves usadas durante o contato. Além disso, a PhoneTrack permite a comparação de resultados entre campanhas diferentes, ajudando a melhorar o padrão do atendimento telefônico