Jacarezinho ganha sala de cinema com sessões gratuitas para os moradores da comunidade

Iniciativa tem o objetivo de estimular o acesso à cultura e ao lazer, proposta do programa Cidade Integrada na região

Nesta segunda-feira (12), o Programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado 

do Rio de Janeiro – Funarj e a Secretaria estadual de Ação Comunitária e Juventude, inaugurou o “Cine Jacarezinho”, a primeira sala de cinema da comunidade.

Em lotação máxima da capacidade do local, crianças, jovens e adultos tiveram um dia de diversão e lazer e assistiram à exibição da comédia nacional “Um tio quase perfeito”, com o objetivo de estimular o acesso à cultura e à arte. 

Durante a inauguração do espaço, o presidente da Funarj, José Roberto Gifford, destacou que disponibilizar acesso à cultura contribui para estimular o interesse na atuação no setor.

“Esse cinema tem como maior objetivo garantir que todos tenham oportunidade de assistir a uma grande produção, que tenham acesso a atividades culturais e, para além disso, despertar saberes e interesses para que, daqui, surjam cineastas, produtores, atores e outros profissionais da arte”, afirmou.

O cinema funcionará aos finais de semana, com vasta programação e exibição gratuita de diversos títulos. O secretário estadual de Ação Comunitária e Juventude,

Gelby Luis Justo, também acompanhou o evento.

Além do acesso a atividades  culturais, a finalidade é favorecer a escuta, o diálogo com os moradores e o desenvolvimento humano. 

O coordenador do programa Cidade Integrada, subsecretário de Habitação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras e doutorando em Direito da Cidade pela UERJ, Allan Borges, reforça que o objetivo da ação é promover política pública de interesse social. 

“Para muitos, cinema é apenas uma sala de entretenimento, mas para nós é uma oportunidade de promover política pública pautada em troca de experiências e sentimentos. Instalar um cinema na comunidade, com a mesma qualidade que está disponível no asfalto, para congregar crianças, jovens e adultos, é acolher sonhos, é entregar desenvolvimento humano”, concluiu