João Diamante comandará o buffet do camarote Folia Tropical na Sapucaí além de envolver uma ação social durante o evento

O Camarote Folia Tropical é dividido em três pavimentos e seis ambientes, proporcionando ao público uma experiência única: curtir o carnaval em um espaço alegre, aliando muita diversão, conforto, segurança e acessibilidade. Para 2023, há uma grande novidade: o buffet será assinado pelo chef João Diamante, que estreia com os seus serviços na Sapucaí nas noites de desfiles do grupo de acesso e especial em parceria com Breno Cruz, criador do Preto Gourmet, que se une ao projeto Diamantes na Cozinha, dedicando parte do quantitativo de suas equipes de cozinha, salão e bares, para contratar, treinar e dar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade que buscam esse mercado de trabalho.

“O Folia Tropical tem em seu DNA a consciência social. Ao longo dos nossos 11 anos, definimos como missão apoiar projetos que causem impacto positivo na sociedade, sejam eles na luta anticapacitista, por direitos da comunidade LGBTQIA+, da população em situação de rua e pela igualdade racial. Agora, temos a alegria de estar junto destes projetos que têm absoluta sinergia com o nosso propósito. Nossas expectativas estão muito positivas.” afirma Mickael Noah, proprietário do camarote.

João Diamante
Joao Diamante

João Diamante tem uma história típica de 80% da população brasileira. Veio do Nordeste e foi criado em favela no Rio de Janeiro, preto e pobre passou por diversas dificuldades sociais e econômicas. Com base forte dentro de projetos sociais e, através da cultura, arte e educação, conseguiu ultrapassar diversas barreiras ao longo de sua jornada. E hoje é um dos Chefs mais renomados do Brasil, dono de uma história de vida vitoriosa, mesmo com todas as dificuldades e adversidades.

Trabalhou com uma das maiores lendas da gastronomia mundial, o chef Alain Ducasse no Restaurante da Torre Eiffel e é chef executivo do Restaurante Na Minha Casa.   É criador do projeto social Diamantes na Cozinha, no qual utiliza a gastronomia como uma ferramenta de transformação. Dentre todos prêmios que ganhou durante sua caminhada, está entre os 30 jovens mais talentosos  e promissores do Brasil pela Revista Forbes. No dia 29 de Janeiro estreia na Rede Globo com o programa Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, e será jurado ao lado da chef Paola Carosella e do apresentador Leandro Hassum. Atualmente Diamante trabalha com gastronomia, palestras, moda e é influenciador digital.

Folia Tropical
Folia Tropical

Sobre a parceria e ação social no Folia Tropical

Em uma sociedade estruturalmente racista, um preto na cozinha sempre esteve ligado a um lugar de subalternidade, e pensando na melhor forma de evidenciar o papel de pessoas pretas na área, o professor e pesquisador em gastronomia, Breno Cruz criou o Prêmio Gastronomia Preta “Preto Gourmet” como forma de refletirmos sobre o papel das pessoas pretas na gastronomia e a necessidade de evidenciá-las, principalmente na alta gastronomia. Com isso, o Folia Tropical abriu as portas para trazer o Pretagonismo do Prêmio para o Camarote Folia Tropical 2023.

O projeto Diamantes na Cozinha foi o projeto social ganhador do Prêmio Gastronomia Preta, e o camarote Folia Tropical firmou essa parceria, dedicando parte do quantitativo de suas equipes de cozinha, salão e bares, para contratar, treinar e dar oportunidades, para pessoas que buscam esse mercado de trabalho. O Folia Tropical, através de uma empresa especializada em consultoria de  planejamento, operação em grande escala de alimentos e bebidas e treinamento de mão de obra, oferece aos seus parceiros, a segurança associada a expertise de realizar projetos que compõe uma série de aprendizados para operar mais de 5 toneladas de comida, divididas em 3 níveis de operação e com um cardápio de 12 horas de funcionamento.

O Chef João Diamante foi o embaixador do Prêmio Gastronomia Preta, além de ser o responsável por capitanear o projeto social vencedor Diamantes na cozinha. Foi convidado para assinar o Menu do Folia Tropical com os seus pratos que fazem um grande sucesso em seu restaurante. O Chef João Diamante, que é apaixonado pelo Carnaval, e já esteve na Sapucaí com um projeto social para 400 crianças de uma Ong, vem este  ano, pela primeira vez, assinando o Menu de um Camarote, nos dias de Carnaval, para mais de 6 mil foliões