Jorge Drexler apresenta "La Guerrilla de la Concordia"

Jorge Drexler apresenta “La Guerrilla de la Concordia”, um chamado à empatia frente ao discurso de ódio

Jorge Drexler apresenta “La Guerrilla de la Concordia”, um chamado à empatia frente ao discurso de ódio. A nova canção, disponível a partir desta quarta-feira (07), tem um formato de canto global, com o desejo de fazer que abandonemos o isolamento pessoal ao qual estivemos presos nos últimos tempos. É, de alguma forma, o contrário de “Codo con Codo” – um tema introspectivo para tempos de confinamento. Se o anterior fechava uma porta, este último a reabre com energia.

https://jorgedrexler.lnk.to/LaGuerriladelaConcordia

“La Guerrilla de la Concordia” antecipa o progressivo retorno dos reencontros. “Vivemos em um momento de reabertura, nos abrimos, estamos em grupo, compartilhamos espaço e sentimos saudades de coisas tão simples como cantar com um grupo de pessoas em um mesmo lugar”, explica Drexler.

A novidade do cantor e compositor uruguaio tem uma forma plural. A necessidade de estarmos juntos é apoiada com a participação do coral Gospel Factory, que compartilha, dessa forma, o papel principal. O coral, dirigido por Dani Reus, canaliza essa guerrilha da concórdia para iluminar uma questão diversa, generosa, combativa, alegre, decidida e empática.

O coral é fundamental na gravação, na qual também fazem parte Borja Barrueta (percussão), Martin Leiton (baixo) e Juan Pietranera (piano), com a produção de Drexler e Carles Campi Campón. Um longo processo de produção que contou, também, com a participação – em suas primeiras etapas – de Didi Gutman, Pablopablo e Vicent Huma.

O videoclipe, dirigido por Didi Domenech, é uma representação visual e fiel do tema, longe de artifícios e que permite que a letra fale por si só. “Era difícil para nós transmitirmos a energia da canção sem a presença do coral; queríamos dar ao vídeo esse ponto de verdade, e acredito que o conseguimos ao incorporar essa força própria que o Gospel Factory imprimiu ao estúdio. Também Domenech contribuiu com uma coisa que eu não tenho: a visão estética do que está acontecendo, incorporar essa energia sem intermediações nem artifícios”.

A data de apresentação não parece ter sido escolhida por acaso. Neste dia, 7 de julho de 2021, fazem quatro anos do lançamento da multipremiada “Telefonía”, que foi a primeira apresentação do seu último trabalho de estúdio, “Salvavidas de Hielo”. Se “Telefonía” falava da comunicação dentro de uma intimidade, nossa “guerrilla” o expressa a partir de um sentimento coletivo: amemo-nos!

A divulgação da “La guerrilla de la Concordia” coincide com os 80 anos do filósofo espanhol Antonio Escohotado, o qual Jorge cita na epígrafe e dedica a canção, e abre a turnê que Drexler vai realizar no verão espanhol. Depois de 16 meses longe dos concertos presenciais, o artista subirá novamente aos cenários, em um tour em locais especiais com o sentido de procurar a proximidade e a conexão entre o público e o artista como um vetor de comunicação.

A energia que se supõe para a retomada da atividade da apresentação ao vivo será um impulso, também, para a apresentação da canção após seu lançamento, além de uma oportunidade única para levá-la ao público e dinamizá-la como ela merece, consolidando-a como uma canção essencial no seu extenso repertório.

Vamos lançar ao ar nossos panfletos da Guerrilla de la concordia!