Jornada nas Estrelas: O Filme ganha edição restaurada em Ultra HD™

Disponível a partir de 6 de setembro, novidade é uma versão do diretor Robert Wise e inclui uma coleção com seis filmes originais da franquia

6 de setembro de 2022 — Dois dias antes do Star Trek Day, os fãs da franquia poderão adquirir uma versão inédita remasterizada de Jornada nas Estrelas: O Filme – Edição do Diretor, que chega em Ultra HD**, pela Paramount Home Entertainment, repleta de conteúdos extras e especiais. A coleção original de Jornada nas Estrelas: O Filme chegará em 6 de setembro com seis aventuras para as telonas e com o elenco original da série em Ultra HD**. O conteúdo estará disponível para compra ou alugar na Apple TV e Amazon Prime Video..

Originalmente lançado em 1979, Jornada nas Estrelas: O Filme se tornou a 4ª maior bilheteria daquele ano e venceu três categorias do Oscar: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Original. O filme lançou com sucesso a franquia Jornada nas Estrelas para além da série de televisão original, apesar de ter estreado às pressas no cinema com efeitos especiais incompletos.

 

Em 2001, o diretor Robert Wise revisitou o filme para refinar a edição e aprimorar os efeitos visuais. Sua visão atualizada foi lançada em DVD com definição padrão, e foi bem aceita pelos fãs, mas nunca havia sido disponibilizada em alta definição até agora. Meticulosamente montado e restaurado pelo produtor David C. Fein, com supervisão de pós-produção de Mike Matessino, que colaboraram com Wise na versão original, o filme foi preparado para exibição em Ultra HD com Dolby Vision HDR e uma nova e potente trilha sonora Dolby Atmos®.* Fein e Matessino reuniram um time de experts em efeitos visuais, liderado pelo supervisor de efeitos visuais Daren R. Dochterman, e utilizaram os recursos dos arquivos da Paramount para recriar os efeitos não só em HD como em Ultra HD**. Após mais de seis meses de trabalho, a estética e o som do filme agora estão melhores do que nunca e fiéis à real intenção de Wise.

“A versão do diretor entrega uma experiência muito mais íntima, envolvente e poderosa e graças ao trabalho duro de todos os envolvidos”, disse Fein. “Nós contemplamos o que muitas pessoas que conheceram o filme pelo lançamento da versão especial estendida sentiam falta. Estou animado que agora estará disponível pela primeira vez em alta resolução. Depois de muitos anos, é extremamente satisfatório finalmente entregar a versão definitiva do Robert Wise para os fãs aproveitarem em casa.”

Curiosidades sobre Jornada nas Estrelas: O Filme

O filme originalmente foi pensado como um filme para a TV chamado Jornada nas Estrelas: Fase II que acompanharia as aventuras do comandante Will Decker. O projeto estava sendo desenvolvido desde o início dos anos 1970. Vários scripts foram escritos, diretores contratados, sets construídos e figurinos foram desenhados, mas o sucesso de Star Wars fez a Paramount mudar de ideia e transformar Jornada nas Estrelas em um filme para o cinema repleto de efeitos especiais.

 O ator Mark Lenard, que interpreta o Capitão Klingon em Jornada nas Estrelas: O Filme, ficou conhecido por dar vida ao pai do Spock, embaixador vulcano Sarek, em ambas as séries originais e sequências do filme.

 As palavras em Klingon e Vulcano ditas em Jornada nas Estrelas: O Filme foram inventadas pelo ator James Doohan, que interpretou o Comandante Scottie nos filmes e séries de televisão. As línguas foram expandidas depois pelo linguista Marc Okrand que desenvolveu as regras de gramática e sintaxe para o Klingon e escreveu um dicionário de Klingon, mas todo o seu trabalho foi baseado nas poucas falas em Klingon desenvolvidas por Doohan no filme.

 Os filhos gêmeos de James Doohan, Chris e Montgomery, podem ser vistos na cena da sala de recreação, quando Kirk fala com toda a tripulação. Chris depois fez uma breve aparição no filme Star Trek (2009) como um engenheiro em uma das cenas da sala de transporte.

 Orson Welles fez a narração do trailer do filme. O diretor Robert Wise trabalhou como editor nos primeiros dois filmes de Welles, Cidadão Kane e O Quarto Mandamento.

 A rede americana de televisão ABC estreou o filme como um especial de três horas. Para preencher o tempo, foram adicionadas cenas que haviam sido deletadas de volta ao filme, fazendo com que ele fosse mais longo que a versão original dos cinemas.Abaixo mais detalhes sobre os produtos:

Jornada nas Estrelas —Versão do Diretor em Ultra HD (Disponível apenas na Apple)

A versão recentemente restaurada da aventura para os cinemas é apresentada em UltraHD** com Dolby Vision™ e HDR-10, assim como Dolby Atmos®***.

Coleção original de Jornada nas Estrelas: O Filme

As seis primeiras aventuras para os cinemas têm elenco da série original em 4K Ultra HD com Dolby Vision e horas de conteúdo bônus inédito. Tanto Jornada nas Estrelas V: A Fronteira Final e Jornada nas Estrelas VI: O Continente Desconhecido estão estreando em Ultra HD**. 

Sinopse de Jornada nas Estrelas: O Filme – Versão do Diretor

A U.S.S. Enterprise estreou bravamente na tela grande com o elenco original da série original Jornada nas Estrelas, incluindo William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, George Takei, Nichelle Nichols, Walter Koenig e James Doohan. Meticulosamente restaurado e remasterizado com efeitos visuais aprimorados e som de última geração, essa visão definitiva do diretor Robert Wise foi otimizada para uma nova geração de fãs. Quando um alienígena invasor não identificado destrói três poderosas naves de Klingon, o Almirante James T. Kirk (Shatner) retorna ao centro de uma recém transformada U.S.S. Enterprise para liderar e confrontar uma nave espacial alienígena com enorme poder que está indo em direção à Terra.

*Disponibilidade do conteúdo bônus varia entre as plataformas digitais

**Disponibilidade do Ultra HD varia de acordo com as plataformas digitais

*** É necessário ter um dispositivo compatível com o Dolby Atmos para conseguir aproveitar essa experiência em casa.

“ACADEMY AWARD®” e “OSCAR®” são as marcas registradas e marcas de serviço da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.