Jornalismo da Globo: César Tralli assume o ‘Jornal Hoje’ e Alan Severiano, o ‘SP1’

Com a ida de Tadeu Schmidt para o Entretenimento e de Maju Coutinho para a apresentação do 'Fantástico', como anunciado na noite deste domingo, dia 10, o Jornalismo também terá mudanças em seus programas: César Tralli assumirá a bancada do 'Jornal Hoje' e Alan Severiano, a do 'SP1'.

Com a ida de Tadeu Schmidt para o Entretenimento e de Maju Coutinho para a apresentação do ‘Fantástico’, como anunciado na noite deste domingo, dia 10, o Jornalismo também terá mudanças em seus programas: César Tralli assumirá a bancada do ‘Jornal Hoje’ e Alan Severiano, a do ‘SP1’.

Para comunicar a mudança ao público, na próxima quarta-feira, dia 13, César Tralli recebe Alan Severiano no ‘SP1’ e Maju recebe Tralli no estúdio do ‘Jornal Hoje’. 

“Recebi com gratidão, entusiasmo e alegria esta nova etapa profissional. Me sinto muito honrado com o desafio de ancorar o JH. Vou me empenhar todos os dias para contribuir com a equipe e continuar levando ao público muita informação de qualidade. Abraço a missão JH com todo meu amor e devoção à profissão”, afirma Cesar Tralli.

Na Globo desde 1993, o jornalista participou de coberturas marcantes como repórter investigativo, colecionou prêmios, fez reportagens especiais para o ‘Jornal Nacional’, ‘Fantástico’ e ‘Globo Repórter’, foi correspondente em Londres durante cinco anos e ainda participou da cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos. 

Entre suas coberturas marcantes estão o assassinato do primeiro ministro de Israel e Nobel da Paz Yitzhak Rabin; os bombardeios e conflitos armados entre Líbano e Israel; a morte da Princesa Diana em Paris; os 10 anos do acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia; o terremoto que devastou a Turquia; e a prisão no Brasil do mega traficante colombiano Ramires Abadia. Há 10 anos, Tralli assumiu a ancoragem do ‘SP1’. Deixou a bancada de lado, passou a interagir ainda mais com repórteres no telão, levou a reportagem para dentro do estúdio e garantiu ainda mais dinamismo ao jornal local. No início da pandemia, passou a apresentar também o ‘Edição das 18h’ da GloboNews, função que continuará a exercer. 

Com a ida de César Tralli para o JH, Alan Severiano assume o ‘SP1’. “É uma honra apresentar as notícias da Grande São Paulo na hora do almoço, quando tudo acontece ao vivo. O ‘SP1’ é um jornal vibrante, diversificado, inovador, como a equipe apaixonada que trabalha nele. Chego com fome de novidade, inspirado no trabalho do querido César Tralli. Sempre em busca de informação útil, participação e proximidade com os telespectadores, focando em soluções para melhorar a vida das pessoas e tornar a metrópole mais justa e mais inclusiva”. 

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Alan chegou à Globo em 2001 como repórter da madrugada nos jornais locais de São Paulo. Ao longo dos últimos 20 anos, foi repórter de economia na GloboNews e participou de coberturas marcantes no ‘Bom Dia Brasil’, ‘Jornal Hoje’, ‘Jornal Nacional’, ‘Jornal da Globo’ e ‘Fantástico’, como o incêndio na estação brasileira na Antártica, a cratera no metrô de São Paulo, as mudanças na economia e na demografia da China, o massacre de Suzano, os efeitos do aquecimento global nas ilhas do Pacífico, a visita dos papas Bento XVI ao Brasil e Francisco aos EUA. Em mais de quatro anos como correspondente em Nova York, cobriu o furacão Sandy, o atentado da maratona de Boston, os protestos antirracistas, as eleições americanas e os Governos Obama e Trump. Durante a pandemia, substituiu Carlos Tramontina na ancoragem do ‘SP2’. Atualmente, é responsável pela atualização diária dos números da Covid-19 e da vacinação no ‘Jornal Nacional’. “Estou muito feliz com essa oportunidade do tamanho da cidade que abracei e que me acolheu há mais de 20 anos”, diz