Lapa Mundi no Espaço Cultural Sergio Porto

O Espaço Cultural Sergio Porto exibe recebe três peças da diretora Celina Sodré dentro do projeto Lapa Mundi – 30 anos do Studio Stanislavski entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro. O projeto foi planejado para a manutenção do Studio Stanislavski, companhia carioca de teatro experimental que este ano está completando 30 anos de atuação.

A peça “Bar Planetário Bergman” abre as apresentações. O espetáculo  propõe uma experiência “sobre o grande bar da vida”, onde cada personagem se destaca em cenas inspiradas em filmes de Ingmar Bergman.

É, certamente, uma concepção estruturada a partir do texto “O Bar Planetário é um Lugar Muito Interessante”, de Jerzy Grotowski, de 1978. No palco, 14 atores, com a presença da pianista e compositora Raisa Richter e o violão e composições de Antonio Sodré. O trabalho foi criado originalmente como uma comemoração do centenário de Bergman em 2018.

Já “Sofia e seus Doze Analistas” foi concebido a partir do conto “Os desastres de Sofia” de Clarice Lispector. No espetáculo, a diretora Celina Sodré posiciona o espectador no lugar de analista no monólogo, com atuação de Valquíria Oliveira. O conto narra a paixão de uma menina, de nove anos, por seu professor. No espetáculo, a narradora Sofia, já adulta, está num divã, semelhante ao mítico divã de Freud, enquanto revela suas memórias.

Por fim,  “Matrioshka Polifônica” mostra explicitamente a paixão e relação com os autores russos. Em Matrioshka Polifônica, Fiodor Dostoievski domina a cena com as ações de alguns personagens de seus romances, além dos fragmentos de Liev Tolstoi e Andrei Tarkovski, também presentes no espetáculo. Mas, é a viúva de Dostoievski, Anna Dostoievskaia, que conduz a narrativa cênica através de fragmentos da sua autobiografia: Meu Marido Dostoievski.

A questão da polifonia dostoievskiana aparece no próprio espaço sonoro da cena. A presença do piano ao vivo articula uma paisagem sonoro-musical, embalando os textos numa proposta de cena onírica. Uma dimensão surrealista se apresenta através da conjunção de todos os elementos: desde o espaço que se mostra como uma espécie de túnel do tempo, até a luz que se espalha através de um caleidoscópio de espelhos, nunca incidindo sobre a cena diretamente. Nesse espetáculo, oito atores revelam a leitura e a ótica da diretora Celina Sodré dos três autores russos. Sextas e sábados os espetáculos começam às 20h e aos domingos, às 19h.

 SERVICO:

“BAR PLANETÁRIO BERGMAN”

Sextas e sábados às 20h

Domingos às 19h

26, 27, 28 de agosto e 9, 10 e 11 de setembro

“MATRIOSHKA POLIFÔNICA”

Sexta e sábado às 20h

Domingo 19h

2, 3 e 4 de setembro

“SOFIA E SEUS DOZE ANALISTAS”

sábado às 18h

27 de agosto, 3 e 10 de setembro

O Espaço Cultural Sergio Porto fica na Rua Humaitá, 163 – Humaitá.