LESÃO DO MENISCO: sintomas, causas, diagnósticos e tratamento

Você já ouviu alguém dizer que precisou fazer cirurgia no joelho por conta de uma lesão no menisco do joelho?

O nosso o joelho é considerado uma articulação de carga, todo peso do nosso corpo exerce carga, isso ocorre quando estamos de pé, correndo ou agachando. A intensidade dessa carga depende do tipo de atividade. Para diminuir essa carga na articulação do joelho e danificar outras estruturas internas, como a cartilagem, temos uma estrutura que funciona como se fosse um amortecedor do joelho, que são os meniscos. 

Além de amortecer o impacto, os meniscos também exercem o papel de auxiliar na estabilização do joelho. Os meniscos são uma estrutura que fica dentro do nosso joelho e são formados por fibrocartilagem, um tipo de cartilagem fibrosa, possuem um formato da letra C. Cada joelho tem dois meniscos.

A lesão no menisco é uma das principais ocorrências relacionadas aos joelhos. Ela é geralmente causada por atividades que envolvem agachamento, rotação ou torção brusca dos joelhos, colocando uma pressão excessiva sobre o menisco. Em adultos mais velhos, lesões no menisco também podem ocorrer devido ao desgaste natural, mesmo sem a presença de um trauma significativo.

Os principais sintomas de uma lesão no menisco incluem dor durante certos movimentos, dificuldade em estender completamente a perna, sensação de bloqueio no joelho e falta de estabilidade.

Fatores de risco Atividades que envolvem torções e giros do joelho, isso ocorre principalmente em atletas que praticam esportes com muito contato como futebol ou que incluem giros como basquete e tênis. Com o passar do tempo aumentam as chances de lesão do menisco por conta do desgaste. Além disso, pessoas obesas possuem o maior risco de lesão pelo aumento da carga nos meniscos.

Diagnóstico O diagnóstico é realizado por um médico, por meio de uma avaliação da história clínica do paciente e um exame físico detalhado. Em alguns casos, exames de imagem, como a ressonância magnética, são utilizados para confirmar o diagnóstico.

O tratamento da lesão no menisco depende do tipo, tamanho e localização da lesão. Na maioria dos casos, é possível realizar um tratamento não cirúrgico, por meio de terapia física, medicamentos para controle da dor e modificações nas atividades físicas.

A principal complicação de uma lesão no menisco é o desenvolvimento da osteoartrite ou artrose na articulação do joelho, que ocorre pela perda da proteção realizada pelos meniscos. Caso suspeite de lesão no menisco, procure um médico ortopedista, de preferência um especialista em joelho.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal do Doutor Ajuda.