Leticia Aguiar denuncia suspeita de prática de ilícitos penais e/ou administrativos em delegacia de Mogi Mirim

Deputada expôs em plenário da Assembleia Legislativa vídeo com parte de uma ocorrência, e saiu em defesa de Guardas Municipais presos preventivamente

deputada estadual Leticia Aguiar (Progressistas) manifestou publicamente apoio a três Guardas Civis Municipais de Mogi Mirim, que estão presos preventivamente pela Justiça que atendeu a um inquérito movido pelo Ministério Público (MP).

Os agentes municipais foram alvo de uma operação coordenada pelo MP, com participação de homens do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar, na manhã de terça-feira (15), tendo em vista um inquérito que apura crimes de tortura psicológica, cárcere, denunciação caluniosa e usurpação de função.

Deputada Leticia Aguiar em Pronunciamento na ALESP
divulgação ALESP
Deputada Leticia Aguiar em Pronunciamento na ALESP divulgação ALESP

O vereador Geraldo Bertanha, o Gebê, entrou em contato coma a deputada estadual Leticia Aguiar, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, para apoiar os guardas municipais e a Secretaria de Segurança Pública do Município no sentido de conseguir a soltura dos agentes levados ao CDP de Guarulhos após audiência de custódia.

Leticia Aguiar e seu chefe de gabinete, Anderson Senna, tiveram acesso ao processo, aos boletins de ocorrência, que envolve a ação dos GCMs, e outros documentos e, considerando que a prisão foi injusta, agendou uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. “Não podia me calar diante desta situação”, disse ela.

Durante sessão na Alesp, que tem transmissão ao vivo pela TV ALESP,  nesta quarta-feira (17), a deputada usou a tribuna para expor o caso publicamente, informando que a prisão dos agentes teve motivação a partir de uma ocorrência registrada no mês de julho, quando um suspeito foi abordado, portando um simulacro de arma de fogo.

Na sequência, o rapaz levado para a delegacia pelo agentes da Guarda Municipal, em que o desfecho da ocorrência foi a liberação do suspeito, por parte da autoridade de plantão, com o direito a levar o simulacro embora.

A parlamentar teve acesso ao vídeo que mostra um dos momentos registrados no dia da ocorrência e exibiu o mesmo no telão do plenário da Assembleia Legislativa.

A imagem divulgada mostra o rapaz detido dentro da delegacia e o momento da sua liberação. Demonstrando surpresa porque sairia pela porta da frente após o depoimento e podendo levar o simulacro, enquanto se arruma, pega seus pertences, sua arma de brinquedo e coloca na cintura, antes de ir embora disse aos guardas:

“Vou levar ela (simulacro). Por isso que “nois” vive nessa (M…) desse País. Eu vou levar embora de raiva (…) porque por mais que eu “teja” errado”, o ‘cara’ ainda quer (F…) vocês. Eu sou homem. Eu não sei se eu choro de raiva ou de alegria porque eu estou indo embora ou se eu choro de tristeza por causa de um (FDP…) . (…) se eu fosse roubar um “memo”, meter um revólver na cara de um aí, isso (simulacro) engana. Eu comprei porque achei bonita, ela parece mesmo (uma arma de verdade). (…) não vai mudar nunca, vai continuar assim até…infelizmente”.

Segundo as informações repercutidas pela deputada Leticia Aguiar, o suspeito já tem passagem por roubo praticado em 2020, também usando uma arma de brinquedo.

“Eu quero perguntar para os senhores se é loucura da minha cabeça achar que isso é um absurdo. É revoltante, eu fico imaginando, pra mim como parlamentar, como mulher, como cidadã, ver uma cena dessa é aberração, é bizarro”, disparou a deputada.

E completou: “Aí o policial que sai de casa todos os dias para defender, para servir, proteger e o Guarda Municipal também é agente de segurança pública, e foram presos porque, segundo as autoridades locais, eles estariam agindo de forma inconstitucional. Isso é um tapa na cara do cidadão. É um tapa na cara do policial, do guarda municipal”, disse a deputada.

Na reunião com Derrite, segundo a deputada Leticia Aguiar, o secretário estadual teria ficado estarrecido com as imagens apresentadas e os documentos levados acerca do caso. A parlamentar pediu que a SSP acionasse a Corregedoria da Polícia Civil para averiguar o procedimento denunciado no vídeo que levou a prisão preventiva dos três GCMs de Mogi Mirim.

A noite o Secretário Derrite, usou as redes sociais para comentar o caso e confirmar que o caso estava sendo encaminhado à Corregedoria, no Twitter o Secretário de Segurança Pública escreveu:  “Imagens que circulam em redes sociais e sugerem prática de ilícitos penais e/ou administrativos nas dependências de unidade policial chegaram ao meu conhecimento. Informo que a Polícia Civil já determinou à Corregedoria imediata apuração e responsabilização dos envolvidos”  LINK: https://twitter.com/DerriteSP/status/1691978632455958925

Ainda durante sua manifestação na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa, a deputada Leticia Aguiar disse: “Nós não vamos aceitar injustiça, nós não podemos mais ver cenas como essa (do vídeo) e achar que está normal. Não é! É o rabo abanando o cachorro? Inversão de valores? Nós queremos Justiça, nós queremos que a verdade prevaleça”, finalizou Leticia Aguiar, acrescentando que se colocou à disposição das famílias dos Guardas.

Veja vídeo com o pronunciamento da deputada na íntegra emhttps://youtu.be/GqJzHy5kk7E

SOBRE A PRISÃO DOS GUARDAS

Os advogados dos três GCMs impetraram um pedido de habeas corpus, visando garantir a liberdade deles para que possam responder a investigação fora do sistema prisional. A Justiça de Mogi Mirim ainda analisa os pedidos.