<strong>Literatura de Cordel criada em Nova Iguaçu ganha espaço e voz</strong>

Jotinha "O menino que brincava com as palavras", conta a história do artista popular Seu Jota Rodrigues que tem vasta quantidade de cordéis publicados por ele mesmo com seu prelo

A proposta da “CIRCULAÇÃO JOTINHA – O MENINO QUE BRINCAVA COM AS PALAVRAS” contemplada no Edital Retomada Cultural RJ 2 da SECEC foi criada a partir de uma dramaturgia ficcional que retrata de forma lúdica e inventiva a infância do poeta e cordelista Jota Rodrigues. O propósito é gerar um inventário artístico sobre ele, difundir sua história e obra e preservar a memória local. As apresentações agitam a cultura na Baixada Fluminense, dias 18 e 20/10 em Nilópolis e Nova Iguaçu, respectivamente, e no Colégio Pedro II, em São Cristóvão – RJ, em 10/11.

O espetáculo é uma homenagem a esse grande artista da cultura brasileira. A peça assinada por Cesário Candhí e com Trilha Sonora de Beto Gaspari versa sobre o desejo do menino “Jotinha”, em ser poeta cordelista. Ele recebe influência do pai violeiro e do cego Aderaldo que declamava versos e a quem ele servia de guia. A montagem usa em seu texto elementos da literatura de cordel e pretende fazer em cena uma grande celebração deste importante artista da baixada fluminense.

O projeto pretende enaltecer as manifestações relevantes da cultura popular, como: o cordel nordestino, o teatro de mamulengo, os folguedos, o repente e a xilogravura. A plasticidade do espetáculo inclusive remete-se à estética desta última expressão artística citada, a qual dá vida às capas dos livretos de cordel. Como forma de inclusão social, as apresentações contarão com intérpretes de libras.

A filha do homenageado Maria Aparecida de Oliveira, gestora do Centro Cultural Casa de Jota Rodrigues, deu imenso suporte ao projeto. Jotinha, além do incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SESEC), recebe apoio da Secretaria de Cultura de Nilópolis, da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e do Colégio Pedro II. A peça também foi contemplada no Edital I Festival de Artes de Nova Iguaçu da FENIG.

O grande cordelista Jota Rodrigues

Nascido em Pernambuco, na década de 70 e filho de sertanejos, migrou para o Rio de Janeiro com a família e fixou-se na Baixada Fluminense, onde residiu até a sua morte no município de Nova Iguaçu. Ele era um menino pobre, analfabeto até os 9 anos de idade e desde pequeno era encantado pelo som das palavras. Como nunca teve uma educação formal, ele se alfabetizou sozinho e aos 12 anos fez seu primeiro cordel. Porém, 27 anos depois, ao comprar um prelo, pôde imprimir seus folhetos, publicando então, mais de 400 títulos.

Seu Jota Rodrigues, como era conhecido, muito contribuiu para a cultura da região, nomeando várias bibliotecas comunitárias e levando sua arte e seus conhecimentos para os mais diversos lugares do estado do Rio de Janeiro.

Parceria: Grupo e CISANE

Este circuito artístico é uma realização do Centro de Integração Social Amigos de Nova Era (CISANE) e do coletivo teatral Trupe Investigativa Arroto Cênico, ambos sediados em Nova Iguaçu e com extensa bagagem cultural em suas trajetórias. “Levar a literatura de cordel para os palcos significa preservar a memória de um saber que é também, elemento dinâmico e construtor da cultura brasileira contemporânea,” diz Edilso Maceio, gestor do CISANE. Já Marcos Covask diretor, produtor e cenógrafo do espetáculo revela que “É importante para nós da Trupe valorizarmos os artistas que sedimentaram a cultura do nosso território.”

Serviço

DIA 18/10/2022 ÀS 15H – USINA DE CULTURA DE NILÓPOLIS

Endereço: Rua Eliseu de Alvarenga, 384, Olinda, Nilópolis – RJ

DIA 20/10/2022 ÀS 15H – PRAÇA II DO CÉU DE NOVA ERA

Endereço: Rua Leocádio Melo, s/nº – JD Nova Era, Nova Iguaçu-RJ

DIA 10/11/2022 ÀS 15h – COLÉGIO PEDRO II DE SÃO CRISTÓVÃO

Endereço: Avenida do Exército, nº 01, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ