Mali, Níger e Burkina Faso criam uma aliança de defesa coletiva

A carta estipula que os países membros da aliança se ajudarão mutuamente, mesmo no caso de um ataque contra qualquer uma das três nações

Os chefes de estado provisórios do Mali, Níger e Burkina Faso assinaram este sábado um documento que estabelece a Aliança dos Estados do Sahel (AES) com o objectivo de criar “uma arquitectura de defesa colectiva e assistência mútua”, anunciou o presidente de Mali através do Twitter o Coronel Assimi Goita.

O documento chama-se Carta Liptako-Gourma (referindo-se à região do noroeste da África que faz parte do Sahel). Por parte do Burkina Faso, o signatário foi o presidente interino, Capitão Ibrahim Traoré e, por parte do Níger, o presidente do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria, Brigadeiro-General Abdourahmane Tchiani.

“A nossa prioridade é a luta contra o terrorismo nos três países”, disse o ministro da Defesa do Mali, Abdoulaye Diop, em declarações à imprensa.

A carta estipula que os países membros da aliança se ajudarão mutuamente, mesmo no caso de um ataque contra qualquer uma das três nações.

“Qualquer ataque à soberania e integridade territorial de uma ou mais partes signatárias será considerado uma agressão contra as outras partes e dará origem a um dever de assistência […], incluindo o uso da força armada para restaurar e garantir segurança”, diz uma cláusula.

Além disso, obriga os Estados participantes a prevenir ou reprimir rebeliões armadas, informa o canal de televisão Al Mayadeen.

Publicado originalmente em Desacato

Do Memo