Manaus lidera índice decobertura vacinal no Brasil

Ações realizadas na capital amazonense podem auxiliar outras cidades para cumprimento de meta nacional

Manaus, a capital do Amazonas, tem se destacado como referência nacional em cobertura vacinal, alcançando índices impressionantes que superam a média nacional. Em 2022, a cidade conquistou o primeiro lugar com um índice de 79,91%, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Esse feito coloca Manaus à frente de outras cidades do país e demonstra o sucesso de políticas específicas realizadas pela gestão municipal em relação à saúde pública.

O esforço conjunto da prefeitura, profissionais de saúde e da população manauara tem sido fundamental para esse sucesso. Investimentos na ampliação e modernização das unidades de saúde, além da valorização dos profissionais da área, foram empreendidos para garantir uma infraestrutura adequada e um atendimento de qualidade à população. “Esse índice conquistado reflete o nosso compromisso com as áreas prioritárias, como a Saúde, que vem passando por um amplo programa de revitalização. O resultado tão positivo só foi possível pela soma entre o esforço dos servidores envolvidos nas ações e a adesão da população”, destacou o prefeito David Almeida.

A política de vacinação adotada pela Prefeitura de Manaus também tem sido elogiada e reconhecida como um exemplo a ser seguido. Campanhas periódicas, como o Dia D da Campanha de Multivacinação, têm incentivado a imunização contra diversas doenças ao longo do ano. Além disso, as vacinas estão disponíveis em unidades de saúde em todas as zonas da cidade, facilitando o acesso e aumentando a adesão da população.

Foto: Divulgação Semcom/Semsa
Foto: Divulgação Semcom/Semsa

Meta nacional

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todas as cidades brasileiras é de retomar a cobertura acima ao patamar acima de 90%. A última vez em que isso aconteceu no País foi em 2015, quando o índice chegou a 95,07%, de acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. A experiência bem-sucedida de Manaus demonstra que é possível atingir esse objetivo por meio de investimentos adequados, campanhas periódicas, infraestrutura de saúde eficiente e conscientização da população.

Os resultados alcançados na capital do Amazonas são também uma oportunidade para outras cidades se espelharem na busca de estratégias semelhantes para aumentar a cobertura vacinal, avalia a gestão municipal.

Saúde básica

A cobertura vacinal é um dos indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde no ranking do programa Previne Brasil, que avalia, entre outras áreas, o índice de vacinação das cidades contra poliomielite e pentavalente. Manaus foi reconhecida recentemente como a capital com a melhor cobertura de atenção básica em saúde por cinco quadrimestres seguidos, segundo o ranking do Ministério da Saúde.

A avaliação é feita a cada quatro meses e a última considerou o período de janeiro a abril deste ano, quando a capital do Amazonas alcançou nota 8,46. O MS avalia indicadores como atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos.