Mapa do Turismo 2023: Rio de Janeiro conta com 71 cidades cadastradas

O anúncio foi feito pelo Ministério, responsável pela iniciativa, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), que promoveu diversos encontros de sensibilização com representantes das cidades, ao longo do mês de maio, com objetivo de orientar as etapas cadastrais

Das 92 cidades que compõem o estado do Rio de Janeiro, 71 passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que define o recorte territorial a ser trabalhado, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo (Mtur). As ações pré-estabelecidas pelo MTur envolvem melhorias de infraestrutura, sinalização, promoção e atração de turistas para os diversos destinos turísticos do RJ. O anúncio foi feito pelo Ministério, responsável pela iniciativa, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), que promoveu diversos encontros de sensibilização com representantes das cidades, ao longo do mês de maio, com objetivo de orientar as etapas cadastrais. 

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressalta a importância do mapa para a consolidação dos destinos turísticos do interior. 

– É fundamental que essas cidades estejam no Mapa do Turismo, pois significa que elas fizeram o dever de casa cumprindo as exigências do Ministério e hoje estão aptas a receber investimentos para promoção do turismo. Isso é importante não apenas para a atração de mais visitantes, mas também para o desenvolvimento dos municípios – explicou Tutuca.

Sobre o Mapa 2023

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em 2004 e, a partir de 2022, passou a ser interativo e dinâmico, com consulta disponível de forma on-line. Para fazer parte, é necessário atender a uma série de pré-requisitos e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. Os municípios podem entrar para o Mapa a qualquer tempo, desde que cumpram com todos esses critérios exigidos pelo MTur. Contudo, uma vez inseridos no Mapa, todos os municípios precisam atualizar, anualmente, as informações e documentos necessários em um sistema próprio (SISMAPA).

Mapa do Turismo Brasileiro: cidades já cadastradas: 

01. METROPOLITANA – NITERÓI E RIO DE JANEIRO.

02. COSTA DO SOL – ARARUAMA, ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, ARRAIAL DO CABO, CABO FRIO, CARAPEBUS, CASIMIRO DE ABREU, IGUABA GRANDE, MACAÉ, MARICÁ, QUISSAMÃ, RIO DAS OSTRAS e SAQUAREMA.

03. COSTA VERDE– ANGRA DOS REIS e PARATY.

04SERRA VERDE IMPERIAL– CACHOEIRAS DE MACACU, GUAPIMIRIM, NOVA FRIBURGO, PETRÓPOLIS e TERESÓPOLIS.

05. AGULHAS NEGRAS – ITATIAIA e RESENDE.

06. VALE DO CAFÉ – BARRA DO PIRAÍ, BARRA MANSA, ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN, MENDES, MIGUEL PEREIRA, PARACAMBI, PARAÍBA DO SUL, PATY DO ALFERES, PINHEIRAL, PIRAÍ, RIO CLARO, RIO DAS FLORES, VALENÇA, VASSOURAS e VOLTA REDONDA.

07. CAMINHOS DA SERRA – BOM JARDIM, CARMO, DUAS BARRAS, CORDEIRO, MACUCO e TRAJANO DE MORAES.

08. CAMINHOS DA MATA – RIO BONITO, SILVA JARDIM e TANGUÁ.

09. CAMINHOS COLONIAIS – AREAL, COMENDADOR LEVY GASPARIAN, SAPUCAIA e TRÊS RIOS.

10. BAIXADA VERDE – BELFORD ROXO, DUQUE DE CAXIAS, JAPERI, MAGÉ, MESQUITA, NILÓPOLIS, NOVA IGUAÇU, SEROPÉDICA e SÃO JOÃO DE MERITI.

11. COSTA DOCE – CAMPOS DOS GOYTACAZES, CARDOSO MOREIRA, SÃO FIDÉLIS e SÃO JOÃO DA BARRA.

12. ÁGUAS DO NOROESTE – APERIBÉ, BOM JESUS DO ITABAPOANA, CAMBUCI, ITALVA, ITAPERUNA, NATIVIDADE e VARRE-SAI