Expansão

Marcelo D2 apresenta: Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come - IBORU

O centro abrigará ainda uma série de eventos e atividades, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.

Marcelo D2 e Luiza Machado - IBORU - Crédito: Caiano Midam
Marcelo D2 e Luiza Machado - IBORU - Crédito: Caiano Midam

Em uma expansão vibrante de sua visão artística, Marcelo D2, em parceria com Luiza Machado, abre as portas do Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU. Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, o espaço funcionará entre 25 de janeiro e 22 de março, marcando não apenas um novo capítulo na trajetória inovadora do artista, mas também o lançamento da exposição “Linhagem Suburbana”, do fotógrafo Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. 

O Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU representa um avanço significativo do novo samba tradicional, movimento criado por Marcelo D2, que em 2023 já havia impactado o cenário cultural brasileiro com a Ocupação IBORU, que aconteceu no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, recebendo mais de 120 mil visitantes. O projeto foi um desdobramento do álbum de mesmo nome, apontado pela APCA como um dos melhores do último ano. 

Se em 2023, Marcelo D2 e Luiza Machado uniram arte, moda, educação, tecnologia e comportamento sob a batuta deste novo samba tradicional, agora, o foco é ainda mais direcionado à música. 

Em 2024, a musicalidade do artista assume o protagonismo neste novo espaço, refletindo a contínua busca de Marcelo D2 por experimentações sonoras e compartilhamento de seu processo criativo.

Réplica do estúdio criativo de de Marcelo D2 - Crédito Caiano Midam
Réplica do estúdio criativo de de Marcelo D2 – Crédito Caiano Midam

O centro abrigará ainda uma série de eventos e atividades, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates. 

Exposição individual “Linhagem Suburbana” marca a inauguração do projeto 

Um dos destaques será a estreia da exposição “Linhagem Suburbana”, de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, sob a curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. A individual, contendo 22 fotografias de rua, ocupa o terceiro andar do espaço e promete apresentar um olhar único e potente sobre o cotidiano do subúrbio carioca.

Linhagem Suburbana - Cartaz da Exposição
Linhagem Suburbana – Cartaz da Exposição

Confira o texto de apresentação da exposição, por Marcelo D2:
 

“Talvez seja isso que nos aproximou tanto, a gente sabe muito bem (muito bem mesmo) o que é ser um suburbano. Temos orgulho disso, claro, mas mais do que isso a gente sabe os códigos, a conduta, o olhar e o que isso impacta nas nossas vidas.
 

Conheci o Wil (Youknowmyface) trabalhando e em poucas palavras nos entendemos. Eu sei que ele cresceu me ouvindo e nas primeiras fotos que vi dele sabia que ele tinha o mesmo olhar que eu tenho sobre a Zona Norte do Rio. Quanto mais a gente viajava o mundo juntos, mais eu sentia que sim, nós somos de uma linhagem suburbana, uma espécie de dinastia que aprendeu a amar a cadeira no portão, o calote no ônibus, a média com pão na chapa.
 

Dividimos essa exposição em três atos:
 

• Vivências – o olhar sobre esse subúrbio, não só o do Rio mas do mundo todo.

• Como é ser um jovem suburbano – eu percebi que o Wil se conecta muito com esses jovens suas vontades e necessidades e achei imprescindível trazer isso para a exposição.

• Cenografia de subúrbio – imagens icônicas que compõem esse universo.
 

Então, senhoras e senhores, a Pupila Dilatada traz até vocês YOUKNOWMYFACE encontra IBORU, o subúrbio do Rio de Janeiro pelo mundo.”

Marcelo D2

Foto de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, integra a exposição “Linhagem Suburbana”
Foto de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, integra a exposição “Linhagem Suburbana”
Foto de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, integra a exposição “Linhagem Suburbana”
Foto de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, integra a exposição “Linhagem Suburbana”

Sobre o artista: 

Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, é um fotógrafo autodidata de 35 anos nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O desejo da adolescência em ser um fotojornalista reflete hoje em imagens que captam a simplicidade do cotidiano, revelando de forma empática detalhes emocionais que passam despercebidos ao olhar comum. Seu acervo manifesta suas experiências de vida – um garoto do subúrbio extremamente sensível às nuances do seu entorno e que tem prazer em contar histórias através da fotografia.

Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface
Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface

Serviço 
Local: Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU,
Endereço: R. Sete de Setembro, 43 – Centro, RJ
Data: De 25 de Janeiro a 22 de Março
Horário: Terça a Sábado, das 11h às 19h
Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação
Confira a programação completa no Instagram do artista – @marcelod2

 

Sobre o Projeto:

O Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU é mais do que um espaço físico; é uma celebração da cultura brasileira e uma ode ao talento e criatividade sem fronteiras de Marcelo D2. O projeto, não apenas continua, mas também expande a história do multiverso “IBORU”, oferecendo um espaço único para a expressão artística e a experimentação musical.

Projeto – “IBORU”

Produção: Pupila Dilatada
Realização: Pupila Dilata e Elemess
Management: Elemess
Distribuição: Altafonte

Assessoria de comunicação e PR: Lupa Comunicação
Comunicação digital: Moving