Matrículas de aprovados no Sisu começam nesta quinta (29); saiba como confirmar sua vaga

Começam nesta quinta-feira (29) as matrículas dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023. Todos os candidatos aprovados precisarão enviar as documentações solicitadas até o próximo dia 4 (terça-feira), às 23h59.

As matrículas são feitas diretamente junto às universidades, e cada instituição tem um procedimento próprio. Em alguns casos os documentos devem ser enviados por meio digital; em outros, entregues presencialmente. Por isso os estudantes devem ficar atentos e providenciar o quanto antes toda a documentação exigida.

Candidatos que concorreram e foram selecionados pelo sistema de cotas podem precisar apresentar comprovações adicionais. As exigências variam de acordo com cada instituição.

Os resultados do Sisu já estão disponíveis no portal Acesso Único do Ministério da Educação. No sistema é possível verificar se o estudante conseguiu a vaga na universidade escolhida como primeira ou segunda opção. Em seguida é preciso checar no site oficial da própria instituição de ensino o procedimento para matrícula e quais os documentos exigidos.

Estudantes que não foram selecionados na primeira chamada poderão se inscrever para a lista de espera do Sisu, que também tem inscrições abertas até 23h59 do dia 4 de julho, via portal Acesso Único do Ministério da Educação. Caso as vagas disponíveis originalmente não sejam preenchidas, serão convocados estudantes dessas listas

Edição: Nicolau Soares