MC Marcinho e Babu Santana falam sobre o feat ''Salva Favela'' no 'Conversa com Bial'

Divulgação GloboPedro Bial recebe hoje, dia 20, no ‘Conversa com Bial’, dois artistas defensores das culturas de comunidades do Rio de Janeiro. MC Marcinho e Babu Santana se uniram para o lançamento da música ”Salva Favela” e compartilham a história por trás da música. ”Estava internado e via Babu no BBB. Sempre que ele voltava do paredão, exaltava a favela. Aquilo me marcou bastante porque eu sempre vivi dentro da comunidade […]. Aquilo me inspirou e escrevi a música [..]. Pensei ‘já que o Babu canta, não custa tentar’, e entramos em contato”, conta MC Marcinho.

”Imagina um convite desses! E eu estava num momento forte de pandemia, queria me reinventar e, de repente,  veio o convite do Marcinho. Para mim não é só uma honra, mas uma escola”,  relata Babu, que diz ainda ter MC Marcinho como uma referência das festas funks da adolescência. 

Então, Pedro Bial aproveita o assunto para resgatar a experiência e história do MC com o funk do final dos anos 1990 e início dos 2000. ”Foi um fenômeno. As grandes casas de shows do Rio de Janeiro não queriam abrir as portas para o funk por ser de comunidade, mas tiveram que se render porque o ritmo veio com uma força tão grande que não tiveram como segurar. As pessoas fechavam terreno baldio, colocavam equipamento de som e lotava”, diz Marcinho, que é considerado o principal representante do funk melody. 

Sobre o estilo, aliás, complementa: “O funk melody, aos poucos, foi ficando extinto. Os MCs foram para uma vertente diferente, em 150bpm, com uma batida mais rápida. Mas eu procuro sempre manter minha essência com aquilo que é atual”.

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.