Genocídio Covarde

Médicos Sem Fronteiras diz estar horrorizada com mortes de mais 100 pessoas em Gaza

Civis aguardavam para retirar comida de comboio com ajuda humanitária quando foram atingidos por disparos de fogo

Civis estavam em volta de caminhão que oferecia ajuda humanitária durante ataque israelense. Foto: reprodução
Civis estavam em volta de caminhão que oferecia ajuda humanitária durante ataque israelense. Foto: reprodução

Estamos horrorizados com as últimas notícias vindas de Gaza, onde mais de 100 pessoas foram mortas e cerca de 750 foram feridas hoje, de acordo com autoridades de saúde locais, depois de forças israelenses terem aberto fogo enquanto palestinos estavam esperando para receber comida de caminhões carregados com ajuda, segundo relatos. Funcionários de MSF não estavam presentes no local e, devido à má qualidade das telecomunicações, não conseguimos ter contato com nosso pessoal médico que ainda está atuando em alguns hospitais do norte.  

Apesar disso, o que sabemos é que a situação em Gaza, e particularmente no norte, é catastrófica. Há alguns dias, quando falamos com nosso pessoal que está lá, eles nos disseram que não tinham comida suficiente e que alguns estavam recorrendo a comida destinada a animais domésticos para poder sobreviver. Eles também relataram falta de água e sua qualidade ruim em geral, causando doenças.

Esta situação é a consequência direta da série de decisões inconcebíveis tomadas por autoridades israelenses ao travar essa guerra: uma campanha incessante de bombardeios, um cerco total imposto ao enclave, as barreiras burocráticas e falta de mecanismos de segurança para assegurar a distribuição segura de comida do sul para o norte de Gaza, a destruição sistemática de meios de subsistência, como agricultura, criação de animais e pesca.

A assistência ao norte está em grande medida interrompida há meses, deixando as pessoas encurraladas e sem outra opção senão a de tentarem sobreviver com quantidades ínfimas de comida, água e suprimentos médicos. Bairros inteiros foram bombardeados e destruídos.

Consideramos Israel responsável pela situação de privação extrema que é dominante em Gaza, particularmente no norte, que levou aos trágicos eventos de hoje.

MSF reitera seu apelo por um cessar-fogo imediato e duradouro. Apelamos às autoridades israelenses para que permitam um fluxo coordenado e sem entraves de ajuda humanitária essencial, como comida, que possa ingressar e ser entregue por toda a Faixa de Gaza, e para que os ataques contra civis cessem imediatamente.”

Dra. Isabelle Defourny, presidente de MSF França