México anuncia proposta para trégua na guerra da Ucrânia

O México anunciou que irá apresentar uma proposta de trégua na guerra entre Rússia e Ucrânia durante o 77º Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa no dia 13 de setembro. “Vamos propor uma trégua de cinco anos de conflitos para que os governos se ocupem em atender as necessidades das pessoas”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador. 

O país ocupa uma cadeira rotativa no Conselho de Segurança da ONU. O governo mexicano pediu apoio à Índia, que também está no Conselho de Segurança, e ao papa Francisco para chegar a um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. O embaixador mexicano na ONU, Juan Ramón de la Fuente, irá apresentar previamente a proposta a outros países para que não haja vetos no plenário das Nações Unidas.

Segundo López Obrador, seriam cinco anos “sem testes nucleares, sem intervenções, sem conflitos internos”. “Já que não se trabalhou para evitar a guerra, agora devemos trabalhar pela paz”, disse AMLO. 

Leia também: Após acordo entre Moscou e Kiev, primeiro navio de grãos ucranianos deixa porto de Odessa

O conflito militar entre Rússia e Ucrânia completou seis meses no dia 24 de agosto. Todas as expectativas de que a operação especial militar na Ucrânia fosse terminar rapidamente através de uma blietzkrieg foram frustradas. O conflito militar entre os dois países não tem qualquer sinal de cessar-fogo ou sequer a possibilidade de retomada das negociações no horizonte.

Segundo o Comissionado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, até 10 de junho o conflito acumulava 9.585 vítimas civis: 4.339 mortos e 5.246 feridos. Somente na região das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk foram registradas 5.517 vítimas.

Edição: Thales Schmidt