Migração dos centros urbanos para o interior é tema do programa BdF Pernambuco

O Programa Brasil de Fato Pernambuco desta segunda-feira (1º) fala sobre estratégias realizadas por municípios do interior pernambucano para monitorar a população migrante durante a pandemia de covid-19.

Ouça o programa no “play” acima

Em entrevista ao programa, Artur Amorim, secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, destaca que a região do Pajeú passou a receber muitos ônibus clandestinos, vindos principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no início da pandemia. A fiscalização dessas chegadas é fundamental para lidar com outro desafio, que é o de monitorar a saúde de todas essas pessoas que chegam do Sudeste ou do Distrito Federal sem saber se estão contaminadas. Por isso há sempre uma equipe de saúde junto à Polícia Militar e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nos plantões da madrugada. “É uma operação de guerra. Recebemos as pessoas e já verificamos se há sintomas, pegamos nomes, registramos onde moram e tentamos garantir que elas cumpram 14 dias de quarentena, com nossas equipes de atenção básica realizando visitas periódicas”, garante Artur Amorim.

O programa de rádio conta ainda com outras três reportagens. A primeira trata da campanha pelo Nobel da Paz para médicos cubanos, que cresce ao redor do mundo. Em seguida, o programa aborda o número de endividados em maio, em Pernambuco, que é o maior desde 2014. A terceira reportagem fala sobre o Várzea, o segundo bairro de Recife com mais casos de covid-19, que vem recebendo ações de solidariedade.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Marcos Barbosa e Camila Maciel