Ministro da Saúde alemão faz apelo para que população tome 3ª dose de vacina

Berlim, 29 out (EFE).- O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, fez um apelo nesta sexta-feira à população do país, para que recebam a dose de reforço das vacinas contra a covid-19, diante do rápido aumento de casos registrados nas últimas semanas.

“Todo mundo que se deixar administrar a terceira dose contribui para que superemos de maneira segura o inverno”, disse o integrante do governo, em referência ao período do ano que se iniciará em 21 de dezembro.

Spahn se dirigiu, especialmente, a grupos como idosos, profissionais da saúde, entre outros, e garantiu que o país conta com estoque de doses suficientes para realizar o reforço na imunização.

O ministro alemão destacou o exemplo de Israel, ao afirmar que “com as doses de reforço é possível barrar uma onda”, já que, segundo ele, a pessoa que a recebe se torna menos contagiosa e pode infectar menos pessoas.

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI), a agência de epidemiologia do país europeu, até o momento na Alemanha, 66,5% da população conta com esquema completo de vacinação.

Com pouco mais de 30% dos habitantes não tendo recebido qualquer imunizante, as autoridades locais admitem preocupação.

“A porcentagem de pessoas vacinadas, praticamente, não subiu nas últimas semanas”, indicou o RKI, por meio de comunicado.

A incidência acumulada em sete dias na Alemanha é de 139,2 novos casos para cada 100 mil habitantes. Ontem, o indicador teve um salto de 118 para 130,2, de acordo com o RKI.

O boletim desta sexta-feira indica que foram registrados mais 24.668 casos de infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, houve notificação de 964 internações de pessoas com covid-19. Nas UTIs, 1.768 leitos são ocupados por pacientes com a doença, o que representa uma taxa de ocupação de 8% das vagas destas unidades. EFE