Monólogo ‘E vocês, quem são?’ estreia no Sérgio Porto

Com direção e atuação do sergipano Samuel de Assis, a peça aborda temas como raça, gênero e classe para tratar de lugar de fala

Depois de uma estreia em Salvador (BA) e outra em São Paulo, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebe o monólogo “E vocês, quem são?”, do carioca Jonathan Raymundo, em uma curta temporada no Espaço Cultural Sérgio Porto neste fim de semana. Com direção e atuação do sergipano Samuel de Assis, a peça aborda temas como raça, gênero e classe para tratar de lugar de fala. 

“Bem provocativo”, diz Jonathan Raymundo, sobre a montagem, sua primeira como autor. “Samuel estava no Uruguai gravando alguma coisa e me perguntou se tinha algum texto novo para ele atuar, e eu escrevi.”

“E vocês, quem são” (Maila Alves)
“E vocês, quem são” (Maila Alves)

“Um convite para o público pensar as responsabilidades sobre a nossa violenta e brutal realidade, a partir de uma leitura sobre a História brasileira”, completa Samuel de Assis. 

Na companhia de Machado de Assis, a obra faz uma crítica ácida, a partir de um personagem que sempre é convidado a ouvir, mas nunca a falar. 

“Algumas questões colocadas por esse espetáculo precisam ser respondidas por todos, pois se não, continuamos um país do amanhã que nunca amanhece.”

“E vocês, quem são” (Maila Alves)
“E vocês, quem são” (Maila Alves)

Professor de história e filosofia, Jonathan Raymundo nasceu em Realengo, zona Oeste do Rio. É autor do livro “Pretagonismos”, junto com Rodrigo França. É também criador e produtor cultural do Festival Wakanda in Madureira, além de pesquisador das questões raciais no Brasil. Escritor, palestrante, roteirista e colunista do site Mundo Negro.

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: Rua Visconde de Silva, s/n, Humaitá. Sex e sáb, às 20h30h; dom, às 19h. (23/09 a 25/09). R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia). 60 minutos. Classificação: 14 anos