'Mudança climática é fábrica de gerar pobreza', diz secretário do Observatório do Clima

A tragédia no Litoral Norte de São Paulo, que até o momento deixou 49 pessoas mortas, acendeu um alerta sobre capacidade de prevenção e respostas aos eventos climáticos extremos no Brasil.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), cerca de 10 milhões de brasileiros vivem em área de risco. 

A combinação de mudanças climáticas com desigualdade resulta em tragédias como a enfrentada em São Paulo, mas que também tem se repetido com preocupante frequência em outras cidades, como foram os casos de Recife, Manaus, cidades do sul da Bahia, Petrópolis e Belo Horizonte. 

::Dos 144 mil veículos que foram ao litoral norte de SP no carnaval, 33 mil não retornaram::
 
O Secretário Executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, em entrevista ao programa Central do Brasil desta quinta-feira(23), afirmou que é difícil apontar causa única para esses eventos climáticos. mas que é impossível não considerar o aquecimento global. 

“De forma geral, cientistas não poupam a avaliação de que, sim, há uma relação. Até pelo conjunto de situações que a gente vem vivendo no Brasil e no mundo. Tivemos enchentes, deslizamentos de terra já em Recife, norte de Minas Gerais, sul da Bahia, Petrópolis e secas no sul do país. Nós já estamos vivendo um período, no planeta inteiro inclusive, estas situações. Infelizmente, um clima mais agressivo parece ser um novo normal”, explicou. 

Ele também apontou que os problemas climáticos não afetam apenas o território e o meio ambiente, mas têm um impacto negativo social muito explícito. 

“Mudança climática é uma fábrica de gerar pobreza e desigualdades sociais. Quem paga a maior parcela da conta por todo esse desequilíbrio climático são as populações mais pobres. E com um detalhe: essas populações são as que menos causaram esse problema.” 

::Opinião: Racismo ambiental: gênero, etnicidade e mudanças climáticas::

Astrini falou também sobre outros eventos extremos, como a estiagem no Rio Grande do Sul, e a oportunidade que se abre agora para o Brasil, no plano internacional, para ser protagonista nas ações de combate às mudanças climáticas 

“Essa questão de clima traz uma oportunidade muito grande de abrir as portas para o Brasil, economicamente e do ponto de vista diplomático. É um risco, mas também é um lugar em que o Brasil tem muito a contribuir e a mostrar ao mundo como é que se faz”, apontou. 

A entrevista completa você pode acompanhar na edição desta quinta-feira(23) do programa Central do Brasil. 

Assista ao programa completo

::Comitiva de ministros vai ao RS para ver estragos da seca e anunciar medidas de auxílio::

E tem mais! 

Servidores públicos federais estão há mais de quatro anos sem reajuste salarial e de outros benefícios como auxílio alimentação e saúde. O congelamento faz parte de uma política de desvalorização do serviço público, implementada no governo de Jair Bolsonaro. Agora a expectativa dos servidores é de que as propostas sejam atendidas pelo novo governo. É o que mostra a reportagem de Flávia Quirino.

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país.