Multas contra garimpos ilegais crescem 70% no início do governo Lula

Entre janeiro e abril deste ano, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aplicou 121 multas em garimpos ilegais de todo o país. No mesmo período de 2022, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia feito 71 autuações contra os garimpeiros.

O levantamento foi feito pelo escritório Rosenthal Advogados Associados, com base em dados disponíveis no site Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sobre exploração ilegal de ouro, diamante e cassiterita.

:: Alertas de garimpo caíram 96% em Terra Indígena Yanomami ::

Os dados revelam um acirramento no combate à exploração ilegal do solo brasileiro por garimpeiros no governo de Lula, capitaneada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).

No governo Bolsonaro, com a pasta do Meio Ambiente sob comando de Ricardo Salles – hoje deputado federal pelo PL-SP -, o garimpo ilegal teve liberdade para atuar. O ministro chegou a afirmar, em reunião ministerial com o ex-presidente, que o Palácio do Planalto poderia aproveitar o noticiário da pandemia de Coronavírus para “deixar a boiada passar”, em referência às legislações que afrouxavam os licenciamentos ambientais.

:: STF suspende presunção de boa-fé no mercado de ouro; decisão é obstáculo para garimpo ilegal ::

Edição: Nicolau Soares