Negociação da COP26 dura além do tempo previsto

Glasgow (Reino Unido), 12 nov (EFE).- As negociações para chegar a um acordo na COP26 se estenderão além do prazo para a sessão de encerramento, que foi marcada para as 15h (de Brasília) desta sexta-feira, confirmou o presidente da cúpula climática das Nações Unidas e ex-secretário de Estado do Reino Unido, Alok Sharma.

Como ainda há questões pendentes a serem acordadas para um documento final, Sharma decidiu convocar uma nova plenária em um momento ainda não confirmado. A expectativa é que as posições divergentes sejam aproximadas, e depois disso seria apresentada uma minuta revisada do texto que ele espera que possa ser adotada mais ainda hoje.

“Espero que possamos encontrar rapidamente soluções para as questões pendentes, e minha intenção é emitir versões limpas dos textos relevantes ainda hoje, para que as partes possam avaliá-las cuidadosamente. Espero, finalmente, adotá-las nesta noite”, declarou o presidente da cúpula.

As 197 partes envolvidas na COP26 estão tentando chegar a um acordo sobre medidas para limitar o aquecimento global a 1,5 grau neste século acima dos níveis pré-industriais, para ser acompanhado de apoio financeiro aos países em desenvolvimento que mais sofrem com os efeitos da mudança climática, mesmo sem a terem provocado.

A presidência britânica divulgou hoje um rascunho de acordo final que gerou reações mistas. Enquanto alguns analistas veem um texto mais equilibrado entre as exigências de redução de emissões e as propostas de financiamento para os países pobres, as ONGs ambientais lamentam que as referências ao fim dos hidrocarbonetos tenham sido diluídas no documento em comparação com outro publicado na última quarta-feira. EFE